CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campanha de doação de órgãos tem o apelo do amor ao próximo

Atividade em Presidente Prudente conta com ampla programação e intensifica o trabalho feito durante o ano 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Campanha de doação de órgãos tem o apelo do amor ao próximo
Lançamento da campanha pelo Banco de Olhos e parceiros com as presenças de autoridades

Doação de órgãos e tecidos é um gesto que pode aliviar a dor ou até salvar a vida. Essa condição, associada ao apelo de amor ao próximo, foi temática da abertura oficial da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos lançada domingo (15), iniciada nesta segunda-feira (16) e que irá até o dia 27 deste mês com ampla programação.
 
O lançamento foi na missa de ação de graças pelos 90 anos da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, na igreja Nossa Senhora de Fátima. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Otelo Milani Júnior”, mais conhecida como Cohabão.
 
A iniciativa dos voluntários que dirigem o Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, instalado na Santa Casa, envolve vários parceiros e apoiadores. A Unoeste é parte dessa parceria que mantém como atividade permanente o programa Saúde Visual do Escolar, que nos últimos dez anos prestou mais de 22 mil atendimentos.
 
Durante a aplicação dos testes de acuidade visual, feita nas escolas por estudantes do curso de Medicina, panfletos são entregues para os alunos atendidos pelo programa, que são os do 6º ano do ensino fundamental, que levam para casa e atuam como agentes multiplicadores da doação de órgãos e tecidos.
 
A campanha visa intensificar o trabalho do ano todo e ocorre em setembro devido o transcurso no dia 27 do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. São 50 mil panfletos que informam sobre o transplante de órgãos no Brasil, o que doar e como doar órgãos e tecidos.
 
Boa parte será distribuída na Rede Municipal de Saúde, formada por 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dois Pronto Atendimentos (PAs), 28 unidades de farmácias, 31 atendimentos odontológicos, centros especializados e a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
 
Foto: João Paulo Barbosa Realização do lançamento da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, no “Cohabão”
Realização do lançamento da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, no “Cohabão”

Conforme o secretário municipal de saúde, Valmir da Silva Pinto, a rede presta cerca de 2 milhões de atendimentos por ano e nesse período da campanha o empenho está sendo feito para chegar a todos os usuários. O presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, conta que os parceiros também estão envolvidos na distribuição e que a cobertura da mídia contribui para que as informações cheguem à população de Prudente e região.
 
Dentre os que falaram na cerimônia de lançamento, o deputado estadual Ed Thomas reafirmou o compromisso de continuar lutando por recursos financeiros junto ao governo paulista e o prefeito Nelson Roberto Bugalho disse que tem investido no setor de saúde bem mais que municípios do mesmo porte.
 
O secretário do Banco de Olhos, José Antonio Salas Molina, contou que até agosto deste ano houve a captação de 22 córneas que vão para a Central de Transplantes do Estado, assim como ocorrem com as de outros municípios, para posterior distribuição. Foram cinco captações de múltiplos órgãos, 34 transplantes de córneas e seis de rins.
 
Na sexta-feira (20) desta semana, às 14h, serão realizadas duas palestras sobre doação de órgãos e sobre medula óssea no anfiteatro do Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, com os doutores Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso e Paula Andréia Martins Carrilho; e sobre medula óssea o Dr. Felipe de Almeida Paula.
 
Na segunda-feira (23), às 19h30, na Casa do Advogado, Bosso falará sobre doação e Paula sobre medula óssea. Na sexta-feira (27), no encerramento da campanha, às 8h, haverá benção ecumênica no Hospital Regional do Câncer (HRC) e até às 12h no estacionamento haverá a prestação de serviços.
 
Estudantes do curso de Medicina farão aferição de pressão arterial e aplicarão testes de glicemia, enquanto os do curso de Nutrição oferecerão orientações. Haverá coleta de preventivo e Papa Nicolau no ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer, com a necessidade de que a pessoa leve o CPF e o cartão do SUS.
 
No Banco de Olhos serão feitos testes de glaucoma, das 8h às 12h; e no hemocentro da Santa Casa a coleta de sangue para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), conforme a assistente social Fátima Rota, que está entre os profissionais envolvidos na Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos.
 
A participação da Unoeste junto ao Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” e demais parceiros está inserida no Mês da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem