CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos ambientais são apresentados em congressos na Espanha

Produções de estudantes e professores da Unoeste fizeram parte do debate internacional de educação ambiental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudos ambientais são apresentados em congressos na Espanha
Doutoras Adriana e Fidela com a Dra. Alba: relações interinstitucionais e internacionais

Em mais uma ação de institucionalização do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, que oferta mestrado e doutorado na Unoeste, trabalhos de estudantes e professores foram apresentados em dois eventos simultâneos, sediados na Universidade Alcalá de Henares, em Madri, na Espanha.
 
As apresentações foram feitas pela orientadora dos trabalhos e coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, no 6º Congresso Internacional de Educação Ambiental e no 2º Congresso Ibero-americano sobre Educação Ambiental para a Sustentabilidade, realizados de 13 a 16 de fevereiro.
 
Participaram produtores científicos da América Latina, Caribe e Europa, envolvidos em atividades de intercâmbio de conhecimento e experiências sobre prática de educação ambiental. Os congressos foram promovidos pela Asociación Española de Educación Ambiental (AEEA) e pela Red Iberoamericana de Meio Ambiente (Reima, AC).
 
As produções científicas apresentadas estiveram relacionadas aos seguintes eixos temáticos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação ambiental escolar e a formação profissional - Educação de qualidade; Educação ambiental comunitária - Cidades e comunidades sustentáveis; Educação ambiental e adaptação ao cambio climático - Ação para  clima; e Educação ambiental e segurança alimentar - Produção e consumo responsável; Saúde e bem-estar.
Foto: Cedida Apresentação de trabalho pela Dra. Alba Arana, na Universidade Alcalá de Henares
Apresentação de trabalho pela Dra. Alba Arana, na Universidade Alcalá de Henares

 
Temáticas trabalhadas pelo programa na Unoeste, que foi representada nos congressos que tiveram a participação de quatro pesquisadores brasileiros, incluindo a Dra. Alba, para quem foi mais uma experiência incrível por propiciar vários conhecimentos, troca de informações, contatos com colegas que atuam em universidades e membros de associações ambientais da Europa, de Cuba e da América Latina.
 
Vários foram os contados para possíveis realizações de intercâmbios de estudos e pesquisas, entre os quais os mantidos com as pesquisadoras Dra. Adriana Ávila Álvarez, da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade da Coruña; e Dra. Fidela Humanwine Rosas, da Universidade de Madri.

O trabalho “Educação ambiental e o papel das universidades: um estudo sobre o processo de ambientalização curricular” envolveu, além da orientadora, Dra. Maíra Rodrigues Uliana, Dra. Suzana Chiari Bertolli e André Arana. O trabalho “Comunicação e educação ambiental: a percepção dos ingressantes no ambiente universitário” contou com Aline Paiva Blasechi Garcia e a Dra. Maíra.
 
O trabalho “Educação ambiental na universidade: um estudo sobre a presença de indicadores de ambientalização curricular em cursos de formação de professores” contou com Gabriela Araújo Correia Garcia, Dra. Maíra e André. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem