CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem orienta alunos que atuarão no Centro de Triagem

Acadêmicos irão atuar no atendimento a pacientes suspeitos de Covid-19 no Centro de Triagem de Síndrome Respiratória de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enfermagem orienta alunos que atuarão no Centro de Triagem
Orientações sobre coleta nos atendimentos a pacientes suspeitos de Covid-19

Com o intuito de preparar alunos de Enfermagem da Unoeste para atuar no atendimento a pacientes suspeitos de Covid-19 no Centro Municipal de Triagem da Covid-19 em Presidente Prudente, nesta sexta-feira (14) a graduação realizou um treinamento no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da universidade. Através de parceria do curso com a Secretaria Municipal de Saúde, os estudantes do 7º termo iniciam no local a partir desta segunda-feira (17).

 O professor Eduardo Fuzetto Cazanãs fez orientação quanto à paramentação, desparamentação e coleta com o swab nasal, equipamento de proteção individual (EPI), usado nos atendimentos. São três as frentes de trabalhos que os alunos serão inseridos nesse semestre, parte deles estarão nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), trabalhando na atenção básica às famílias; outro grupo no Telessaúde, ouvindo as demandas da população em sua maioria sobre a Covid-19; e duas duplas no Centro de Triagem.  Os alunos que foram encaminhados para trabalhar com a triagem de casos suspeitos receberam as instruções de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, no LHabSim da Unoeste. 

A ação teve o intuito de preparar cada aluno para o atendimento, explicar o passo a passo da coleta e garantir a segurança de cada um enquanto estiver atendendo os pacientes.  “A ideia é resgatar todas as informações que eles já viram durante o termo anterior e trabalhar a técnica, além de informar como proceder desde a entrada do paciente até a saída”, comenta o professor Eduardo.

Para ele, o momento atual é atípico para todos, mas devemos pensar como uma oportunidade de ganho profissional. “É um momento ímpar para a formação acadêmica, o aluno poderá ver como esse serviço foi organizado, como é feito o atendimento dessa demanda, pensando em gestão e questões técnicas. E caso ocorra uma situação semelhante no futuro, ele estará mais apto para contribuir com o local que trabalha”, diz o docente.

Com a mesma visão do professor, a aluna Lorena Gomes Fernandes, que irá atender os pacientes na triagem, também acredita no ganho profissional para o currículo. “Vejo como uma oportunidade muito significante para nós, principalmente nesse momento de pandemia e acredito que essa ação vai acrescentar muito em nosso currículo acadêmico”.

Daniela Araújo Borsari, enfermeira e gerente do Centro de Triagem, ressalta que a Unoeste sempre foi parceira da secretaria de saúde. “Essa parceria sempre proporcionou boas contribuições para ambos. A universidade nos ajuda sempre, como no atendimento do Telessaúde e agora irão nos auxiliar com a participação dos alunos no Centro de Triagem, onde eles vão acompanhar o trabalho do enfermeiro e contribuir para reforçar a humanização no atendimento ao paciente”, explica.

Serviço - O Centro de Triagem fica localizado na Praça da Juventude da Cohab, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem