CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Entidades assistenciais agradecem parceria com a Unoeste

Projeto Refeição entrega alimentação a pessoas carentes aos finais de semana; atividade segue até final de agosto


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Entidades assistenciais agradecem parceria com a Unoeste
Voluntários preparam e entregam refeições a pessoas carentes vinculadas a instituições sociais

“É muito importante essa ação social da Unoeste. Só temos a agradecer!”. Esta é a fala de Leandro Pires, presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), em reconhecimento aos benefícios que o Projeto Refeição Anjos Unoeste tem proporcionado às famílias vinculadas a projetos sociais do município. 

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Unoeste criou diversas ações e atendimentos de responsabilidade social e solidariedade aos alunos, funcionários e à comunidade. Desde o início de julho é realizada a ação que entrega refeições a pessoas carentes. Em mais um fim de semana, voluntários se dedicaram à produção das refeições. Toda a preparação é organizada pelo curso de Gastronomia.

De acordo com Leandro, o trabalho da Feapp é vincular as instituições assistenciais da cidade com o projeto. “Nosso intuito é unir as entidades, falar a mesma língua, cada qual com seu objetivo e ajudar na captação de recursos e na subsistência de cada uma. Hoje é muito difícil atingir e ajudar o bem maior, que é o nosso atendido”, comenta.

A Feapp atende 31 entidades na cidade, em média 15 mil pessoas diretamente são beneficiadas com as ações da federação. “Neste momento é muito importante essa ação da Unoeste, já que está faltando alimento no prato das pessoas. As refeições estão sendo entregues para quase 500 famílias por semana”, destaca.

Ainda conforme Leandro, todas as entidades possuem o departamento de assistência social, responsável por fazer essa ponte com as famílias. “Esse departamento é que entra em contato com as famílias, verifica as necessidades de cada uma e a quantidade de refeições que precisam”, completa.

Foto: Ector Gervasoni Aline Moraes foi uma das pessoas que recebeu uma das refeições
Aline Moraes foi uma das pessoas que recebeu uma das refeições

Para Luciana Barros da Silva, coordenadora da Casa da Sopa, que fica localizada no bairro Morada do Sol, a Unoeste, em mais uma ação, tem disponibilizado ajuda para o projeto. “Essa parceria é fundamental. Estamos vivendo um momento de crise e receber essa doação é muito prazeroso. Nós fazemos a doação de cestas básicas às famílias, mas a comida preparada pelos voluntários é aconchegante”, diz.

A Casa da Sopa é uma das instituições assistenciais que recebeu a doação das refeições feitas nesse fim de semana. Além dela, o Lar Santa Filomena, o Hospital Bezerra de Menezes e o Centro Social Santa Rita de Cássia também foram beneficiados. “Aqui na Casa nós atendemos um total de 130 crianças dos bairros Morada do Sol, Belo Galindo e João Domingos. Então, são 130 famílias que ganham as refeições. Conseguimos acrescentar mais outras, já que recebemos 150 a cada domingo”, explica.

Para Aline Souza de Moraes, que é mãe e tem recebido as refeições do projeto, essa pandemia gerou preocupação em sua família. “Eu sempre trabalhei, mas nesta crise estou parada e fiquei desesperada. Tinha me esquecido que neste mundo ainda tem gente que ajuda o próximo e que estão preocupados com o que está faltando na mesa do outro”, diz. 

O Projeto Refeição teve início em julho e se estenderá até o fim do mês de agosto. Para as pessoas que ajudam nas doações e preparação dos alimentos, fica um único pedido: “Ajude o próximo! Não sabemos onde estaremos no futuro. Se você pode fazer isso, por favor, ajude!”, reforça Aline.

Confira no vídeo o depoimento da Isadora Fernandes Biscola, nossa acadêmica de Medicina:

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem