CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana de Química discute empreendedorismo em abertura

Ciclo de Palestras do Profissional da Área, que está em sua 12ª edição, é realizado totalmente on-line e com inscrições gratuitas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Semana de Química discute empreendedorismo em abertura
Joelson Fonseca falou sobre “Os desafios da construção da competitividade de times, organizações e empreendimentos”, na noite dessa quarta (26)

Com um conteúdo voltado para a formação profissional e acadêmica, teve início na noite dessa quarta-feira (26) o 12º Ciclo de Palestras do Profissional da área de Química da Unoeste. Com o tema “Os desafios da construção da competitividade de times, organizações e empreendimentos”, o engenheiro de materiais Joelson Fonseca, sócio-diretor da Montélo, empresa especializada em desenvolvimento de soluções, abriu a semana acadêmica que este ano teve inscrição totalmente gratuita e está sendo realizada 100% on-line.

De acordo com o palestrante, o intuito de sua participação neste evento é trazer provocações aos participantes relacionadas ao tema, além de contribuir para o debate e conhecimento não somente dos acadêmicos, mas também dos egressos e demais profissionais presentes na live. “Qualquer empreendimento requer o envolvimento de pessoas, seja ele de duas, 20, 200, 20 mil ou mais indivíduos. Há a necessidade de ser competitivo neste processo de empreender. Então, o objetivo desta palestra é discutir os desafios acerca da construção de empreendimentos que entreguem maior rapidez, agilidade e que, portanto, sejam mais competitivos”, fala. 

Durante sua fala, Joelson trouxe de maneira muito prática alguns exemplos e situações vivenciadas por ele durante sua carreira como, por exemplo, o aprendizado sobre competitividade trazido do esporte. “O primeiro ensinamento que o esporte nos mostra é a importância da rotina. Um bom esportista segue uma receita básica que podemos levar para nossos empreendimentos como definição de metas em um período, conhecimento de habilidades necessárias para atingir o objetivo, adquirir habilidades por meio de orientação e prática e escolha da melhor métrica de desempenho para avaliar o progresso”, explica.

O engenheiro enfatizou ainda a importância de formar pessoas para o amanhã durante todo esse processo de empreender. Para ele, essa formação se dá através de um tripé: participação, visualização do que está sendo feito e respeito. “Um banco de três pernas é bom porque ele nunca fica desnivelado e se adapta a qualquer terreno. Por isso, se estivermos preocupados com treinamento e formação efetivos, precisamos nos apoiar nesse tripé que é participar do que está sendo feito, depois precisamos estar presentes, indo e vendo o que está sendo feito e, por último, precisamos mostrar respeito pelo aprendizado, pois cada um aprende no seu tempo e à sua maneira”, salienta. 

A professora e coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química da Unoeste, Dra. Patrícia Alexandra Antunes, observa que Joelson trouxe, através de seus anos de prática e vivências em corporações e empreendimentos exitosos, grande contribuição para o aprendizado dos participantes da palestra. “Ele listou e provocou os estudantes quanto ao engajamento inabalável com a melhoria, aumento do valor do ‘produto’ entregue, um trabalho de qualidade e padronizado, treinamento e formação efetivas, abordagens aplicáveis nas situações da vida acadêmica, seja de professores ou alunos", diz.

Sobre o evento estar acontecendo de maneira remota este ano e o considerado “novo normal”, a professora acredita que pretende seguir com a proposta de oportunizar a excelência dos alunos e egressos. “Transferimos o nosso evento para o ao vivo e remoto e o mantivemos com a mesma qualidade e importância das edições anteriores, que foram presencias. Dessa maneira, este ano puderam participar além dos acadêmicos das graduações, alunos recém-chegados da Química EaD, ex-alunos e demais profissionais e interessados pela área”, comenta. 

Programação

Nesta quinta-feira (27) a programação segue com a palestra “Caminhos para docência: experiências de licenciados e bacharéis de química” e na sexta (28), como encerramento, será abordado o tema “Graduação, carreira e cerveja”. Ambas serão transmitidas via Google Meet a partir das 19h. 

Homenagens

Durante a transmissão de abertura, a professora Patrícia fez questão de homenagear o melhor aluno formando do primeiro semestre de 2020 Leonardo Piani Silverio Pais, já que, por conta da pandemia, não houve a oportunidade de realizar formatura presencial. Além dele, a docente lembrou também da recém-egressa Stephany Duarte Gonçalves, aprovada em programa de doutorado direto nas Faculdades de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e o também recém-egresso Halim Felipe Souza por ter sido contemplado com uma bolsa na Pós-Graduação da Unoeste após concorrer com mais de 550 inscritos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem