CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Palestra aborda importância das redes sociais na carreira

Biólogo e youtuber Samuel Cunha abriu a 9ª Semana da Biologia com a webconferência sobre “Redes sociais como ferramentas para o ensino da biologia”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Palestra aborda importância das redes sociais na carreira
Professor Samuel tem quase 600 mil seguidores em seu canal no YouTube

Teve início na noite dessa terça-feira (1º) a 9ª Semana da Biologia e o 8º Encontro de Egressos do Curso de Ciências Biológicas da Unoeste. Com um evento totalmente gratuito e 100% on-line, a abertura das atividades contou com o professor de biologia e youtuber Samuel Cunha, que ministrou a palestra “Redes sociais como ferramentas para o ensino de biologia”.

O biólogo, que possui quase 600 mil inscritos em seu canal no YouTube, contou um pouco de sua trajetória na internet e sanou dúvidas dos participantes sobre a utilização das redes sociais na profissão. “Essas ferramentas e seu uso profissional são algo que ninguém consegue fugir hoje em dia. O ensino on-line nas redes sociais jamais vão substituir uma aula, a interação entre os colegas e até mesmo uma biblioteca, porém, elas são grandes aliadas na hora do aprendizado”, salienta. 

Para ele, que abriu seu canal em 2015, paralelamente com sua carreira como professor presencial de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares em Curitiba (PR), quem quer se aventurar nesta área com aulas na internet precisa ter referências. “Tive grandes inspirações como os professores Dorival Filho, Paulo Jubilut e Rafael Procópio, por exemplo. Porém, foi o professor Rogério Gozzi, que na época já tinha seus 100 mil seguidores, que me deu palavras de incentivo e motivação. A partir dali, todas as semanas, sempre que possível, publicava uma nova aula em meu canal. Foi em 2016 que comecei a abrir outras redes sociais e hoje, depois de estudar bastante, sou mais voltado ao YouTube e ao Instagram”, conta. 

Entre diversas dicas, o professor explicou como funciona a produção de conteúdo e a preferência do público por vídeos rápidos nessas plataformas. “Essa é uma nova característica, principalmente dessas novas gerações. Precisamos pensar como, enquanto professores inseridos no meio digital, podemos utilizar isso para divulgar o nosso conteúdo. Somente a cerca de um ano que intensifiquei minhas publicações através de stories do Instagram, por exemplo. Costumo aconselhar as pessoas, mesmo os que não gostam de redes sociais, a estarem profissionalmente na internet, pois é ali que tudo está acontecendo”, fala. 

Foto: Reprodução Professora doutora Ana Paula Nunes Zago atuou como mediadora da palestra do biólogo Samuel Cunha
Professora doutora Ana Paula Nunes Zago atuou como mediadora da palestra do biólogo Samuel Cunha

Por fim, Cunha revela que desde o início seu principal objetivo enquanto professor e biólogo sempre foi levar informação de qualidade para as pessoas e que tudo demandou muita persistência e um trabalho quase que diário produzindo para a internet. “Sou muito grato a tudo o que conquistei através do YouTube. Atualmente tenho quase 30 milhões de visualizações em meu canal, chego a ter 50 mil por dia em época de provas e levei cerca de 5 anos para construir. Então, se você sonha com isso, faça! Afinal, a internet tem muito espaço. São milhões de estudantes por ano procurando esse conteúdo, mas o trabalho e as visualizações, assim como a quantidade de inscritos, vão se construindo aos poucos. Utilize as redes sociais como ferramenta de ensino e tenha muita força para continuar produzindo, mesmo não tendo um retorno imediato”, comenta. 

A palestra do professor Samuel Cunha pode ser conferida na íntegra através do canal Biologia Unoeste, no Youtube. 

Programação 

O evento segue até o próximo sábado (5) através de webconferências. Na noite desta quarta (2), a bióloga Eliane Pessoa da Silva falará sobre “Biotecnologia para o desenvolvimento de vacinas: um desafio do século XXI” também gratuitamente pelo canal Biologia Unoeste. Na quinta (3), data que é celebrada o Dia do Biólogo, a programação segue intensa com mais três palestras durante o dia e a noite. 

De acordo com o docente do curso de Ciências Biológicas da Unoeste e um dos organizadores da semana acadêmica Dr. Rondinelli Artur Simões Salomão, com esta edição, por ser totalmente on-line, houve a possibilidade de convidar palestrantes renomados da área de todo país e até do exterior. 

“Os estudantes estão bastante empolgados e engajados, participando ativamente na organização e divulgação do evento para que ele alcance o mesmo sucesso dos anteriores, que aconteceram de forma presencial. Acredito que seja de suma importância mantermos essa tradição da Semana de Biologia, mesmo que realizada de forma remota, pois além de agregar conhecimento ao público participante, mostra que a organização, assim como a coordenação e os professores, está sempre buscando alternativas para o ensino, servindo de inspiração para nossos alunos. Queremos que eles sempre procurem melhorar a qualidade de ensino deles, este é o objetivo geral do curso”, revela o professor. 

Mais informações sobre inscrições e toda a programação da semana acadêmica, na página oficial do evento, no site da Unoeste. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem