CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Parceria propõe contribuições à rede municipal de educação

Propostas da Unoeste são bem recebidas por secretária e secretário ambiental pede ajuda para abrigo de animais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Parceria propõe contribuições à rede municipal de educação
Gioconda, Maria Helena, Marilda, Cláudia, Sonaira, Fernanda, Adilson, Cláudia, Denielle e Cidinha

Atividades pontuais, projetos individuais por cursos e programa multidisciplinar envolvendo cursos estão previstos para serem desenvolvidos na maior rede municipal de ensino do oeste paulista: a de Presidente Prudente. São cerca de 19 mil alunos; número maior que o da população de cada um de 41 dos 56 municípios da 10ª Região Administrativa. A rede física tem 65 escolas, sendo a maioria própria e algumas conveniadas. Os trabalhadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) chegam a 2,2 mil e representam quase a metade dos 5,3 mil servidores ativos e inativos.

As tratativas sobre atividades, projetos e programa tiveram início nesta terça-feira (9) em reunião provocada pela Unoeste e realizada em suas dependências no campus 1, junto à Reitoria. As portas foram abertas pelo diretor geral da universidade, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, que recebeu a secretária mestre em educação Sonaira Fortunado Pereira, acompanhada pela assistente técnico pedagoga Fernanda Diamante. A reunião de trabalho foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, junto com a coordenadora de ações extensivas gerais, professora Cidinha Martines.

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, passou pela reunião que teve as participações das diretoras da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), Dra. Maria Helena Pereira, e da Faculdade de Psicologia, Dra. Regina Gioconda de Andrade; das coordenadoras dos cursos de Odontologia, a professora mestre Claudia de Oliveira Lima Coelho; de Nutrição, a professora mestre Marilda Moreira da Silva; de Pedagogia, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento Santos; e a coordenadora de extensão da Faculdade de Medicina, Dra. Cláudia  Álvares Calvo Alessi.

As propostas iniciais passaram por estágio na rede municipal de ensino para alunos bolsistas pelo Ministério da Educação; aprimoramento da qualidade da merenda escolar; educação nutricional; avaliação psicológica dos escolares; projeto de vida sobre informação profissional; cuidados com a saúde bucal; desenvolvimento de pesquisas científicas; atividades lúdicas na brinquedoteca e visita ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin); triagem de saúde visual; diagnóstico de crianças com dificuldade de aprendizagem; prevenção à obesidade; diagnóstico de escoliose; capacitações de professores e para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libra); dentre outras.

A secretária Sonaira recebeu as propostas com entusiasmo e manifestou interesse na parceria que beneficia os alunos, professores e trabalhadores da educação. São propostas que vão ao encontro das necessidades da rede e que realizadas em conjunto com a Unoeste representam economia para os cofres municipais e seguem o propósito do prefeito Ed Thomas do viés social de sua administração. O Dr. Adilson disse que a universidade ganha ao proporcionar atividades práticas para os estudantes em suas diferentes formações e com a oportunidade de dar vasão a projetos de pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, as quais poderão ser usadas em prol da rede municipal de ensino.

Foto: Ector Gervasoni Fernando, Wellington, Creste, Jerson, Adilson e Cidinha
Fernando, Wellington, Creste, Jerson, Adilson e Cidinha

Abrigo de animais             

O secretário municipal do Meio Ambiente, engenheiro florestal Fernando Luizari, busca a ajuda da Unoeste para o funcionamento do abrigo municipal de animais. Esteve na manhã de hoje na universidade acompanhado do assessor Dr. Jerson Joaquim da Silva e do vereador Wellington Bozo. Falou em nome do prefeito Ed Thomas e do vice-prefeito Izaque Silva. Foram tratados de vários assuntos que poderão ser trabalhados em parceira e o atendimento à demanda atual está sendo encaminhado pelo Dr. Creste à diretora da Faculdade de Medicina Veterinária, professora mestre Glaucia Prada Kanashiro. Participaram do encontro o Dr. Adilson e a professora Cidinha.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem