CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de Bibliotecas Unoeste é referência no ensino superior

Acesso livre e sistema tecnológico facilitam utilização das seis bibliotecas da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Rede de Bibliotecas Unoeste é referência no ensino superior
Biblioteca do campus 1 em Presidente Prudente

O Dicionário Aurélio define a palavra “Biblioteca” como um lugar que se guarda livros. Mas esse ambiente também é conhecido como um local que possibilita infinitos aprendizados. Embora a estrutura física seja a forma mais tradicional, a biblioteca também pode ser encontrada em sua versão digital. Um bom exemplo de junção dos dois modelos é a Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”. Ao todo, são seis unidades de informação, com mais de 250 mil exemplares, entre livros e periódicos, todas elas com acesso livre aos estudantes; além da biblioteca virtual que mantém mais de 23 mil títulos e pode ser acessada de qualquer lugar pelo usuário.

Aplicando na prática o conceito de biblioteca de livre acesso, as unidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá atendem toda a comunidade acadêmica que pode consultar e realizar empréstimos com ou sem o auxílio de funcionários do setor. O usuário, ao entrar em uma das unidades, pode se dirigir às prateleiras e escolher o livro que deseja. Após escolher o material ele deve se dirigir ao balcão de empréstimo e realizar virtualmente a ação ou até mesmo solicitar a colaboração de um funcionário que esteja presente no local, para assim ter sua saída liberada com o material. Os espaços contam com sensores instalados nas entradas e saídas.

Tecnologia

Outros recursos também estão disponíveis para facilitar ainda mais o acesso livre. Um dos exemplos é o sistema de QRCode de registro de livros virtuais, onde o interessado pode usar a câmera do próprio celular e obter informações sobre a obra. Inclusive, no local existe a possibilidade de empréstimo de tablets que possibilitam um efetivo uso de todo o sistema. 

Para a coordenadora da rede, Regina Liberati Silingovschi, as unidades de bibliotecas universitárias têm um importante papel de contribuir com o estudo e com as pesquisas. Ela comenta que os serviços auxiliam na formação acadêmica. “Trabalhamos de forma integrada com os cursos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de atender as necessidades dos usuários, para que ele se torne cada vez mais autônomo em suas pesquisas e consequentemente em sua vida profissional”.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Biblioteca no campus 2 da universidade
Biblioteca no campus 2 da universidade

Acesso virtual

Para manter a leitura atualizada, seja ela pelo simples hábito ou por necessidade de informação, uma ótima opção são as bibliotecas virtuais, que disponibilizam milhares de conteúdos. Para que o usuário tenha acesso, basta que ele utilize seu login e senha no site da universidade, pois só assim o conteúdo estará disponível. Aqueles que desejam acessar o Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) devem realizar a mesma ação. Vale lembrar que o acesso ao portal pode ser feito pelo canal do aluno ou pela página da biblioteca, mas o usuário deve estar “logado” na Unoeste, por isso a necessidade de entrar pela página da instituição.

Além disso, o usuário pode solicitar ajuda pelo canal direto “Fale com as bibliotecárias”, que fica disponível no ambiente virtual do aluno e professor. Esse espaço apresenta diversas informações que podem sanar dúvidas em relação às unidades, normas de trabalhos acadêmicos e científicos e muito mais.

Regina pontua ainda que a Rede de Bibliotecas oferece os templates para trabalhos acadêmicos e de stricto sensu (mestrado e doutorado), além de padrão de apresentação em Power Point e banner científico e reforça que os colaboradores das unidades de informação prestam treinamentos. “Os bibliotecários da Rede Unoeste ministram capacitações, durante o ano todo, para ajudar professores e alunos na busca de informação relevante nas ferramentas de pesquisas disponibilizadas pela universidade, inclusive no Portal de Periódicos da Capes, para isso é preciso apenas que seja feito o agendamento”, conta.

Unidades de Informação

Em Presidente Prudente, a Rede de Bibliotecas Unoeste possui as unidades dos campi 1 e 2, Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, e Ambulatório “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. As outras unidades estão nos campi de Jaú e Guarujá. Em todos os espaços existem salas de estudos individuais e coletivas, além do laboratório de informática que pode ser utilizado para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. 

Orientações da Rede

Na página da Rede de Bibliotecas a comunidade acadêmica pode pesquisar, agendar e/ou renovar solicitações sobre as obras que compõem o acervo institucional. O usuário pode solicitar o material desejado mesmo que este não esteja na unidade em que ele se encontra quando na mesma cidade. No mesmo espaço estão disponíveis os Repositórios que apresentam conteúdos produzidos por alunos, professores e técnicos da universidade. Horários de atendimentos, informações de todas as unidades, regulamento, serviços oferecidos e o histórico do setor podem ser visualizados no site, além da base de dados, tutoriais, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e os já citados manuais de normas. 

Serviço – Clique aqui para acessar as informações das unidades da Rede de Bibliotecas Unoeste.

Acompanhe no vídeo abaixo informações sobre a Rede de Bibliotecas: 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem