CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Leia no Leito entrega ao HR livros obtidos em doação

Próxima etapa contemplará a humanização do processo de internação nos setores de pediatria e hemodiálise


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Projeto Leia no Leito entrega ao HR livros obtidos em doação
Mariana e Dra. Regina com uma pequena parte dos livros recebidos em doação

O projeto de leitura para a humanização do processo de internação de pacientes em hospitais teve na manhã desta quinta-feira (28) mais uma etapa concluída. Foi realizada a entrega ao Hospital Regional (HR) “Domingos Leonardo Cerávolo” de livros obtidos em doação feita pela comunidade acadêmica da Unoeste e gibis pelo Instituto Maurício de Sousa. A próxima etapa do projeto Leia no Leito está prevista para iniciar segunda-feira (2), com voluntários fazendo leituras para pacientes da pediatria e hemodiálise, conforme anuncia a autora da iniciativa, a estudante de medicina Mariana Fernandes Esteves.

Então envolvidos no projeto o programa Anjos da Unoeste e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (Nedhu), vinculado ao Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidp). Conforme a Dra. Regina Gioconda de Andrade, coordenadora do curso de Psicologia e integrante da equipe gestora dos Anjos, após a aprovação pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), as etapas anteriores foram de divulgação da captação de voluntários, capacitação dos que se inscreveram para voluntariar e a campanha de arrecadação de livros.

Os livros foram obtidos em doação nos pontos de arrecadação instalados nas bibliotecas dos campi 1 e 2, em Presidente Prudente. Conforme Mariana, são centenas de livros infanto-juvenis e para adultos; sendo que a sua expectativa é de que a arrecadação tenha continuidade.  A autora da iniciativa do projeto recebeu os livros na brinquedoteca da ala de pediatria do HR, manifestou gratidão aos doadores, aos funcionários das bibliotecas e toda equipe da Unoeste, onde está prestes a concluir o curso de Medicina, no fim deste semestre.

Foto: Homéro Ferreira Descarregamento das caixas com os livros na porta principal do HR
Descarregamento das caixas com os livros na porta principal do HR

Agradecimento especial foi feito à Aline Oliveira de Araújo que fez contato com o Instituto Maurício de Sousa e recebeu em doação uma caixa de gibis da Turma da Mônica. “Com a coletividade e a união de todos é que o projeto Leia no Leito está sendo realizado”, comentou Mariana e contou que já existe escala inicial para a atuação dos leitores. São cerca de 80 voluntários, estudantes de cursos da área de saúde. A entrega dos livros foi avaliada pela Dra. Regina como um momento feliz, destacando na condução da campanha os cursos de Medicina e Psicologia.

Procedente de Marília, Mariana disse que deverá deixar Prudente ao final do curso, mas que continuará ligada ao projeto, dando sua contribuição em diferentes momentos. Espera poder contar novamente com a colaboração da fisioterapeuta Simone de Lima, do projeto Viva Marília, que tem expertise em contação de histórias e aceitou o convite para ajudar na capacitação do projeto Leia no Leito, em março deste ano. Também foi em março que teve início a campanha de arrecadação de livros. As ações do projeto são publicadas no Instagram @leianoleito.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem