CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto doa leite e inicia nova ação na Cristolândia

Iniciativa da área de ciências agrárias agora recebe contribuição da Engenharia Civil como nova parceira


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Projeto doa leite e inicia nova ação na Cristolândia
Entrega do leite: Vivian, Julia, Lucas, Neimar e André

O programa Cristolândia recebe em doação de mais de 60 litros de leite em caixinha que foram arrecadados em evento do último termo noturno do curso de Agronomia da Unoeste. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (24). Em seguida foi iniciada mais uma ação do projeto de extensão Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS), com a visita técnica para construção de viveiro de galinhas poedeiras na chácara em Álvares Machado, onde a Junta de Missões Nacionais de Convenção Batista Brasileira mantém há oito anos a unidade da região de Presidente Prudente.

Responsável pelo PPPS, o professor Neimar Rotta Nagano conta que os alunos da disciplina Extensão e Comunicação Rural, ao organizarem o 1º Ciclo Tecnológico de Agronomia em Presidente Prudente, fizeram a coleta do leite como parte da inscrição. Para o diretor da Cristolândia, André Kalil, a doação chegou em boa hora e tem grande importância no processo de resgaste e recuperação de dependentes químicos que deixaram as ruas. O tratamento oferecido não usa medicamentos; somente a laboraterapia, pois os atendidos cuidam do lugar onde moram e recebem cinco refeições por dia e estudos bíblicos.

Momento de retomada 

Os atendidos são chamados de alunos, já que todo processo é de constante aprendizado. Ninguém paga nada e quando chegam têm apenas a roupa do corpo. O programa sofreu com os impactos da pandemia do coronavírus, em especial com o isolamento, período que nem os diretores puderam estar na Cristolândia. O número de atendidos foi reduzido pela metade: de 30 para 15. Com isso, várias atividades do PPPS foram reduzidas, a exemplo da horta que diminuiu o número de canteiros com plantas. O momento agora é de revitalização em vários setores, conforme o coordenador Gilmar Amorim Camilo.

De acordo com Neimar, o professor Edgard Henrique Costa Silva estará à frente da retomada da horta com produção em maior escala de verduras e legumes. Outras atividades também serão retomadas, como é o caso da piscicultura e a novidade é a construção do viveiro de galinhas. Para isso, o PPPS envolve os cursos de Engenharia Civil e de Zootecnia. Depois será feito um viveiro de frangos para abate. A intenção com as galinhas poedeiras é de que sejam cerca de 30, com a produção diária de duas dúzias de ovos. Alimento que, a exemplo dos demais, é inserido na proposta de ser autossustentável. 

Foto: Homéro Ferreira Visita técnica à área onde será construído o viveiro de galinhas
Visita técnica à área onde será construído o viveiro de galinhas

Modelo cage free

Porém, a exemplo das verduras e legumes; a produção excedente é levada para as igrejas apoiadoras, para ser comercializada nas saídas dos cultos. O viveiro da Cristolândia será no mesmo modelo do que existe no Centro Zootécnico, no campus 2 da Unoeste. É o chamado cage free (livre gaiola); todo cercado por tela e cobertura somente para os ninhos. Na primeira visita técnica esteve presente a estudante de Engenharia Civil Vivian Monise Alves de Oliveira, que é da cidade de Bastos. Há a previsão de envolvimento de professores e outros alunos no desenvolvimento da planta. 

As obras serão feitas pelos atendidos da Cristolândia, mediante a orientação do pessoal da engenharia, que também serão responsáveis pelo projeto e orientação da construção de nova fossa séptica. Os ninhos e orientações de criação das galinhas serão com equipe do curso de Zootecnia. Durante os procedimentos técnicos os contatos serão com Gilmar e com o auxiliar Fábio Rodrigues Alves. Na visita técnica de hoje e entrega do leite, além de Vívian, estiveram com o professor Neimar a residente em Agronomia, Julia Roberta Sanches Depieri, e o técnico em agricultura Lucas Rodrigues da Silva, que trabalha e estuda Agronomia na Unoeste. 

Principal parceira 

Conforme André Kalil tudo o que tem na Cristolândia resulta de doações e a chácara foi cedida em programa de comodato, ou seja: em empréstimo gratuito durante 25 anos. Parte dos materiais para o viveiro já têm, como são os casos de mourões de eucalipto tratado e tijolos. Outra parte será buscada em doação, assim que o projeto definir o que será preciso. O diretor comenta que a Unoeste tem sido a principal parceira da Cristolândia ao longo dos anos, inclusive através do PPPS, projeto pelo qual foi implantada a horta e a piscicultura.

A horta produz com qualidade e em seu entorno são cultivadas bananeiras que ajudam a proteger as verduras e legumes do vento. Além do projeto de extensão das ciências agrárias, são prestados pela Unoeste outros serviços, como os da área da saúde. Por exemplo: na manhã de hoje atendidos da Cristolândia receberam serviço de oftalmologia no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, localizado ao lado do Hospital Regional (HR) Domingos Leonardo Cerávolo. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem