CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem contribui com ação vinculada ao Rally dos Sertões

Escolares com indicação de avaliação oftalmológica nos testes de acuidade serão atendidos pela SAS Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Enfermagem contribui com ação vinculada ao Rally dos Sertões
Aplicação de teste de acuidade visual para escolares de Narandiba

Em uma das ações que envolve a Unoeste na parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente para receber o Rally dos Sertões, o sábado (13) foi de aplicação de testes de acuidade visual para mais de 200 alunos de duas escolas de Narandiba. Durante a manhã o atendimento foi na Escola Municipal Ineura Rodrigues de Lima e à tarde na Escola Estadual Professora Takako Suzuki.

Dos 200 alunos avaliados, 65 tiveram indicação de avaliação oftalmológica para serem atendidos por médicos voluntários da SAS Brasil, instituição de saúde do 3º setor que leva atendimento e prevenção por onde passa o Rally dos Sertões. O evento será realizado pela 1ª vez em Prudente, no sábado (27) e domingo (28) no final deste mês. A concentração para recepção aos competidores e a realização de várias ações serão no Parque do Povo.

Coordenadoria de Saúde

Os serviços de saúde serão prestados no espaço externo do Centro Cultural Matarazzo, onde estarão duas carretas da SAS Brasil equipadas com consultórios. O atendimento em oftalmologia pediátrica será para cerca de 600 crianças de Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Iepê, João Ramalho, Marabá Paulista, Narandiba, Presidente Prudente, Presidente Epitácio e Taciba.  Toda uma estratégia está em andamento para outros serviços de saúde.

A demanda de Narandiba foi articulada junto à administração do prefeito Itamar dos Santos Silva, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, junto ao coordenador Fernando César de Carvalho e à apoiadora de gestão Rita de Cássia Vieira Aragão. Os serviços prestados por dois professores e 31 alunos do curso de Enfermagem estão vinculados ao Programa Educa Pontal, mantido pela Unoeste em parceria com a Diretoria de Ensino do Pontal do Paranapanema.

Foto: Homéro Ferreira Equipe de professores e alunos da Enfermagem que aplicaram os testes
Equipe de professores e alunos da Enfermagem que aplicaram os testes

Atuações em conjunto 

Pela Unoeste estão envolvidos a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (mestrado e doutorado) e os cursos de Pedagogia presencial e a distância. Os professores Eduardo Fuzetto Cazanãs e Diane Vasconcelos Barrionuevo acompanharam e orientaram os alunos de diferentes termos e que foram mobilizados por Bárbara Caroline Japeganca e Eduardo Gomes Tanaka, que estão no último termo.

Nas escolas onde foram realizados os atendimentos, equipes designadas pelas diretorias cuidaram da excelente organização. Na escola municipal os atendimentos iniciais foram com a diretora Marley Aparecida de Souza, vice-diretora Hianda de Souza Araújo e coordenadora Silvane Florentino Porto. Na escola estadual, com a diretora Edna Biscairo Alcântara, coordenadora Ellen Alves Dias e professora do projeto de leitura Ivani Pereira.

Serviço bom demais

A maioria dos alunos esteve acompanhada de pais ou responsável. Ana Júlia Mizael de Souza, do 6º ano da tarde, esteve acompanhada de seu avô Milton Alves de Souza que nasceu e vive em Narandiba há 66 anos; recém aposentado como pedreiro na Constrix Engenharia, em Presidente Prudente. Para Milton, o serviço ofertado pela Unoeste foi bom demais. “Isso é uma beleza. Eu tiro o chapéu. É um serviço que ajuda a população”, disse ele, contando que sua neta não apresentou problema na acuidade visual.

A Prefeitura está cuidando de toda logística, incluindo o transporte da equipe do curso de Enfermagem e também irá levar os escolares para o atendimento com a SAS Brasil no domingo, dia 28. O coordenador da saúde César esteve presente na recepção à Unoeste no sábado de manhã, na escola municipal. À tarde, na escola estadual compareceu o diretor regional de ensino Enio Magro. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem