CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

1ª turma de Odontologia se reencontra e revisita a Unoeste

Ex-companheiros de sala visitaram Santuário Morada de Deus e campus 1; amigos também compartilharam boas lembranças e histórias de vida 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni 1ª turma de Odontologia se reencontra e revisita a Unoeste
Amigos da primeira turma de Odontologia, de 1.974, se reencontraram e visitaram juntos a exposição que celebra o Jubileu de Ouro da Unoeste

Uma sexta-feira nostálgica. De reviver os bons e saudosos tempos de faculdade. Foram esses os sentimentos do reencontro dos egressos da primeira turma de Odontologia da Unoeste, “Dr. Carlo Ceriane”. Os ex-alunos, que comemoram 44 anos de formados em 2022, se reencontraram nesta sexta-feira (2). A turma foi recepcionada pelo ex-colega de sala Augusto César de Oliveira Lima, que é diretor geral da APEC – mantenedora da Unoeste. O anfitrião levou os amigos para visitarem o Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado. Depois eles foram até o campus 1 onde conheceram as tecnologias da Sala Betha, e prestigiaram, no Espaço Cultural Professor Agripino, a “Exposição Fotográfica 50 Anos Unoeste”, que fica aberta para visitação ao público até o dia 15 de setembro.

Na exposição, que resgata as cinco décadas de história da Unoeste, a turma teve a oportunidade de rever, nos recortes fotográficos que compõem a exposição, as primeiras turmas de Odonto que se formaram na década de 1.970, bem como a evolução da universidade idealizada pelo professor Agripino de Oliveira Lima Filho junto com a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. O filho do casal que integra a primeira turma de Odonto disse que esses momentos se tornaram tão importantes que eles até criaram um grupo no whatsapp para agendarem os reencontros. Hoje já são mais de 50 ex-companheiros de sala inseridos no grupo, e que se falam diariamente – do bom dia ao boa noite. 

“Nós entramos na faculdade de Odontologia em 1.974, e nos formamos em 1.978. A partir de 1.978, a cada cinco anos, nós fazíamos um encontro.  Hoje, com todos quase chegando aos 70 anos, estamos nos reunindo pelo menos uma vez por ano para fazer esses encontros. Momentos de rever os amigos, dar muita risada, viver muita nostalgia mesmo. É gostoso você participar de uma turma assim. Me parece que é a única turma [de egressos] da Unoeste que se reúne todos os anos”, revelou Dr. Augusto César, que presenteou cada colega com um exemplar do livro comemorativo ao jubileu de ouro da Unoeste.

Memórias e boas recordações

A cirurgiã dentista aposentada Suely Barbosa Lopes radiava felicidade nesta manhã, por reviver os bons tempos da faculdade ao lado dos colegas com quem se formou há mais de 40 anos. “É maravilhoso. A gente vive o ano inteiro esperando esse encontro. E todos nós, numa só voz, achamos que isso aqui traz fortalecimento e renovação pra gente. A gente se ama muito, é como se fossemos uma família”, expressou. 

Questionada sobre como é relembrar aquele passado em que as tecnologias não eram tão presentes como hoje, vendo a estrutura de hoje, ela respondeu assim. “É emocionante. A gente se emociona a hora que a gente entra, porque a clínica onde estudamos é essa de hoje. Então não tem como não reviver aquele tempo lá atrás. É uma nostalgia gostosa que deixa todos nós muito felizes”, completou.

Além da formação acadêmica, foi na primeira turma de Odonto que seu Odir Carneiro conheceu a mulher da vida dele, Alba Marília Marques Craveiro. Foi com ela com quem ele se casou, teve dois filhos e foram abençoados anos mais tarde com três netos. O casal também estava nitidamente emocionado. “É uma coisa maravilhosa rememorar, voltar aqueles tempos. É uma coisa linda, muito dignificante. Ficam mesmo a saudade e a amizade que cultivamos”, destacou ele. “Isso aqui pra gente é reviver um sonho. Eu até estava falando que gostaria de voltar a estudar de novo com essa turma. A gente tem uma afinidade muito grande, uma amizade eterna. Então pra nós esses reencontros se tornam um evento, já faz parte das nossas vidas”, completou a esposa e ex-companheira de turma.

Foto: Ector Gervasoni Além da formação acadêmica, os bons tempos da faculdade renderam muito amor ao seu Odir e dona Alba que se casaram e constituíram família
Além da formação acadêmica, os bons tempos da faculdade renderam muito amor ao seu Odir e dona Alba que se casaram e constituíram família

Depois de trabalhar 35 anos como cirurgiã dentista, a egressa Rosana Toniolo Moura reafirmou o que disse o Dr. César Augusto: os reencontros que agora se tornaram anuais, têm sido facilitados pelo contato diário que eles ainda cultivam pelo aplicativo whatsapp. “Se não fosse o César eu acho que não estaríamos aqui. Nosso grupo de whatsapp é muito unido e alegre, a gente conversa todos os dias, ri muito, faz piadas lá. A gente fica contando os dias pra esse encontro”. 

E sobre a estrutura da universidade que melhorou como passar dos anos, ela também fez questão de ressaltar que essa qualidade já era presente lá atrás. “Mudou muito, claro, mas o nosso tempo era muito bom também. A gente tinha boas aulas, a clínica funcionava, e era tudo um sonho. Eu gostei muito da minha profissão. Agora estou descansando, tenho duas filhas e estou esperando meus netos agora. Esse ano não sai mais, mas quem sabe o ano que vem?! Vamos ver, estou esperando”, concluiu, em tom de brincadeira e expectativa também.

50 Anos Unoeste

Ainda não visitou a Exposição Fotográfica 50 Anos Unoeste, pela qual a primeira turma de Odontologia passou nesta sexta-feira? Então coloque na agenda e não deixe de prestigiar. No campus 1 de Prudente, ela fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 12h. Vai até o dia 15. Do dia 19 a 23 de setembro, a mesma exposição será montada no saguão do bloco B3 do campus II, onde o horário de visitação ao público e comunidade acadêmica será das 8h às 22h durante a semana, e aos sábados das 8h às 11h. Ainda neste ano os campus da Unoeste em Jaú e Guarujá também vão receber a exposição.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem