CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

14º e-lixo: Unoeste e Prefeitura entregam bikes a sorteados

Premiação contempla moradores que participaram da última edição do Mutirão do Lixo Eletrônico realizado no último sábado 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni 14º e-lixo: Unoeste e Prefeitura entregam bikes a sorteados
Contemplados em sorteio do Mutirão do Lixo Eletrônico receberam bicicletas na manhã desta sexta-feira

Depois de arrecadar cerca de 34 toneladas de lixo eletrônico em Presidente Prudente, e possibilitar a destinação correta de tudo quanto é tipo de aparelho eletrônico em desuso pela população, a Unoeste, por meio da Faculdade de Informática (Fipp), e a Prefeitura de Presidente Prudente realizaram nesta sexta-feira (9) a entrega das 10 bicicletas que foram sorteadas entre os participantes. São pessoas que usaram um dos três pontos de arrecadação no sábado passado (3) para descartar de forma consciente todo tipo de lixo eletrônico guardado em casa e que já não tinha mais nenhuma serventia.

A entrega da premiação ocorreu no Espaço Cultural Professor Agripino, no Bloco A, campus I. E o envolvimento da Unoeste na 14ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, como já é tradição, reafirma a missão da universidade pela formação cidadã e consciente de seus alunos. Por isso participaram das entregas o diretor geral da Apec – mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto César De Oliveira Lima, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, o pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr. Adílson Eduardo Guelfi, além do diretor e do coordenador de cursos da Fipp, respectivamente, Moacyr Del Trejo e Haroldo Alessi.

Representando o município, estavam presentes o prefeito Ed Thomas, o secretário municipal de Tecnologia, Helton Molina Sapia – que também é professor da Fipp –, e o secretário municipal de Comunicação, Geraldo Gomes, que conduziu o cerimonial. Em seu discurso, o diretor geral da Apec agradeceu a parceria com a prefeitura que resultou no sucesso do mutirão, bem como a presença dos sorteados e familiares. “É com grande satisfação que recebemos todos aqui. Muito obrigado pela presença de cada um dos ganhadores das bicicletas”.

Consciência ambiental

O prefeito Ed Thomas enfatizou que Prudente tem conseguido despertar a consciência ambiental na população. “Isso é respeito pela cidade, mais do que isso, é respeito para a próxima geração. Você já pensou 34 toneladas jogadas em fundos de vale, em praças. Infelizmente ainda temos. Há descarte irregular e ilegal, por isso que a ideia da Prefeitura é estender braços desse tipo de coleta para os bairros nos fins de semana, visando recolher tudo aquilo que ainda há nesses locais. Até para chegarmos a um ponto em que teríamos um só ponto fixo e não precisaria mais estar fazendo um mutirão”, destacou.

O chefe do Executivo também agradeceu a parceria da FIPP na empreitada que destinou todo o montante arrecadado à GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, de São José dos Campos. A empresa é qualificada e certificada para dar destinação correta ao e-lixo. “É a parceria mais importante que tem. A Unoeste foi fundamental para alcançarmos esse resultado, até porque ninguém faz nada sozinho. Sem a universidade lá [no mutirão do lixo eletrônico] seria muito difícil todo esse trabalho e por ela estar é que superamos toda essa arrecadação”, completou Ed Thomas.

O secretário municipal de Tecnologia e professor da Fipp frisou a importância da tecnologia em tempos atuais, cada vez mais utilizada. Disse ainda que por consequência dessa utilidade, a produção de lixo eletrônico vai se acentuando com o passar do tempo. “Nada mais justo que o poder público, junto com a Fipp, assumir essa missão de recolher esses eletrônicos em fim de vida, evitando que ele seja descartado de maneira incorreta. Isso garante a conservação do nosso meio ambiente, o reaproveitamento de materiais e uma vida melhor para as futuras gerações. E claro, nada disso seria possível sem a contribuição de cada um de vocês [sorteados] que estão aqui hoje para recolher o prêmio que são as bicicletas. Mas o maior prêmio mesmo foi poder conscientizar, já que todo o volume arrecadado foi destinado para que seja processado adequadamente”, lembrou.

Sorteados

Receberam as bicicletas nesta manhã os seguintes sortudos: Aparecido José Machado, morador do Conjunto Habitacional Mário Amato; Jaqueline Lopes Martins, moradora do Centro; Marcelo Edi Fernandes da Silva, do Jardim Novo Bongiovani; Mariana Castaldeli, do Jardim Paulista; Genivaldo Melquíades da Silva, do Conjunto Habitacional Ana Jacinta; Nathalia Garbal Santos, do Jardim Sabará; Fernando Roodney Cano, da Vila Tazitsu; Savi Magalhães Damázio da Silva, da Vila Luso; e Neusa Aparecida Schiblgs Chiararia, moradora do Jardim Paulistano.  

Uma moradora sorteada, que só preencheu o cupom com o primeiro nome (Roseli) e com um número de celular constando como inexistente ainda não foi localizada, mas ela tem 30 dias para se manifestar e retirar a bicicleta. Se isso não acontecer, será doada à uma instituição de caridade.

A bancária Mariana participou do mutirão pela segunda vez, e pela primeira figurou na lista dos sortudos contemplados com premiação. “A gente estava fazendo uma limpa em casa e aí a gente viu alguns itens que não eram de descarte comum, coisas antigas sem utilidade. Vi numa rede social que estava tendo o evento, fui até o Parque do Povo levar esses descartes. E pra ser sincera nem estava sabendo que ia ter o sorteio. Foi na hora que eu estava saindo me perguntaram se eu queria participar do sorteio. Arrisquei. E aí deu certo”, comentou.

Foto: Ector Gervasoni A bancária Mariana participou do mutirão pela segunda vez; nesta sexta ela recebeu a bicicleta da Prefeitura e Unoeste
A bancária Mariana participou do mutirão pela segunda vez; nesta sexta ela recebeu a bicicleta da Prefeitura e Unoeste

Ao contrário da Mariana, o vigilante Genivaldo sempre fez questão de participar de todas as edições do evento. Segundo ele, por respeito ao meio ambiente. “É consciência mesmo. Faço dessa maneira pra evitar que esses materiais sem serventia contaminem o meio ambiente”. Sobre a bike, ele contou que a esposa dele chegou a sonhar que a família seria contemplada com as bicicletas. “Eu não esperava, mas como ela sonhou fiquei naquela. Quando a senhora me ligou, contei pra ela [esposa dele] e ela ficou toda feliz. O sonho foi concretizado”, disse, brincando e dizendo que vai presentear o filho de 30 anos para que o rapaz possa ir ao trabalho sobre duas rodas. 

O personal trainer Fernando trouxe o filho, o Daniel de 9 anos para receber o prêmio. “O meu filho estava querendo trocar de bicicleta, então essa aí já vai ser o comecinho pra ele voltar a pedalar junto com a gente. Como ele está crescendo, a dele estava ficando pequena. Então essa já vai dar pra ele dar uma iniciada no pedal com a gente”. Por fim, ele mandou o recado pra quem deixou de participar dessa última edição do mutirão do lixo eletrônico. 

“É importante todo mundo ter um pouquinho de consciência, porque é de pouquinho em pouquinho que a gente vai melhorando nosso planeta. E assim, mesmo que não tenha condições de às vezes estar levando até o local, pedir pra alguém ajudar. Se todo mundo se conscientizar, o planeta vai agradecer”, finalizou.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem