CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Data Science: aposta de mercado e pós com inscrições abertas

Pós-graduação com aulas quinzenais tem 18 meses de duração e o curso é ofertado pela Unoeste com valor bem acessível


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Data Science: aposta de mercado e pós com inscrições abertas
Curso de Data Science está com 44% de bolsa em todas as mensalidades; aulas começam no dia 17 de setembro

Considerada como uma versão mais recente do Busines Intelligence – ferramenta que ainda utiliza uma análise de dados "descritiva" ou "retrospectiva" para tentar responder a pergunta "o que aconteceu?” –, a Ciência de Dados vai além: faz o uso da análise preditiva e tenta descobrir "o que vai, ou pode acontecer?". É a grande sacada do momento em que o volume de dados gerados no mundo todo, a cada 10 minutos, é maior do que o volume gerado desde a pré-história até o ano de 2003. É um mercado cada vez mais requisitado pelas empresas que tentam extrair desse grande volume, informações úteis de forma estratégica, e, por isso, demandam mão de obra. A Unoeste oferece esse tipo de especialização para quem quer ingressar na área. 

As inscrições para o curso de Data Science seguem abertas até o dia 10 de setembro e o aluno interessado tem 44% de bolsa em todas as mensalidades. Saiba mais. As aulas para a 5ª turma começam no dia 17 de setembro. Esse tipo de Pós-graduação é voltada para atender a demanda de mercado, tendo em vista a escassez de profissionais preparados para analisar dados matemáticos e estatísticos, através de ferramentas tecnológicas, visando extrair informações e, com isso, resolver problemas em diferentes segmentos de produção da economia.

O curso de pós-graduação ofertado pela Unoeste tem carga de 360 horas, 18 meses de duração e aulas quinzenais, realizadas aos sábados no campus I em Presidente Prudente. Podem se inscrever profissionais com formação de nível superior em diferentes áreas, tais como gerentes, consultores, desenvolvedores (analistas e programadores), administradores de sistemas, técnicos e tecnólogos em TI (Tecnologia da Informação), trainees e demais profissionais das áreas de ciência da computação, informática, análise de sistemas, sistemas de Informação, processamento de dados, engenharias, administração e gestão de empresas.

De acordo com o coordenador de cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), Emerson Silas Dória, hoje uma das grandes demandas de mercado tem acontecido na área de Ciência de Dados. É exatamente por isso que esse tipo de especialização tem sido cada vez mais requisitado, e na Unoeste o aluno tem proximidade com profissionais que efetivamente estão atuando nessa área de conhecimento.

“É uma formação extremamente importante para as empresas. Dando um exemplo prático: o que a gente conseguia do jeitão tradicional, vamos dizer assim, eu pegava um banco de dados de uma empresa, reunia aquelas informações e mostrava na forma de relatórios. Por exemplo, nós estamos vivendo agora a questão do censo [demográfico do IBGE]. Então todos os dados que foram cadastrados são apresentados assim: tanto % é isso, tanto % é aquilo. Num contexto empresarial, o que o Data Science trouxe de diferente? Eu olho para esse conjunto de dados da mesma forma, monto essas informações, só que aí entra um negócio muito diferente. Eu consigo com base em técnicas, em algoritmos, olhar pra esse dado é apontar pra frente. Dizer assim, em 2033 nós vamos ter ‘x’ pessoas desse jeito, ou nós vamos vender tanto daqui tanto tempo. Isso é possível com essa área de Data Science. Então ela é hoje uma das áreas que maior demanda profissionais no mercado de trabalho”, explicou.

Sucesso e satisfação

Graduado em Ciência da Computação pela Fipp/Unoeste, o hoje professor de Data Science da Pós Unoeste, Caio Carneloz, também é líder do time de ciências de dados da ferramenta de busca do Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do mundo. De forma simples, ele explica que essa área consiste basicamente no uso de dados para a tomada de decisões. “É entender, refinar os dados e utilizar algoritmos de inteligência artificial para poder ajudar a empresa a tomar decisões”, diz, ressaltando que essa especialização é democrática, ou seja, está disponível a quem tiver interesse nesse tipo de especialização.

“É um curso muito abrangente e que tem uma grande interdisciplinaridade. Não importa se você é da área de agronomia, economia ou até da área médica, você consegue aplicar a ciência de dados. Hoje as oportunidades são diversas no mercado de trabalho, incluindo todas essas áreas que diferem da computação. Então não necessariamente você precisa vir de um curso de computação ou de informática. Pra quem tem interesse em se especializar nessa área não perca tempo e venha para a Unoeste”, convida.

Formado em Sistemas para Internet, o aluno da Pós em Data Science da Unoeste, Anderson Roberto de Aguiar, conta que a oportunidade em se especializar na área aconteceu num momento importante de sua carreira profissional. “Vi a necessidade de lidar com grandes volumes de dados BigData, inteligência artificial e desenvolver ferramentas que possam agregar positivamente na vida das pessoas. A pós me ajudou a compreender um novo jeito de observar e lidar com os dados que fazem parte do nosso dia a dia. Contribuiu no aprendizado de novas tecnologias e ferramentas presentes no universo DataScience. O curso da Unoeste atendeu todas as minhas expectativas. Conteúdo atualizado, professores com profundo conhecimento e excelente didática. Foi o melhor investimento que fiz em minha carreira profissional”, avalia.

Serviço 

Os interessados em Data Science podem se inscrever até o dia 10 de setembro no site da Unoeste ou clicando neste link.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem