CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Setembro Amarelo desenvolve vasta programação em Prudente

Atividades envolvendo estudantes de Medicina alcançam segmentos da saúde e da educação, além da comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Weverson Nascimento Setembro Amarelo desenvolve vasta programação em Prudente
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio, realizada junto com o HR

Trabalhadores da área da saúde, estudantes do ensino fundamental ao superior e a comunidade em geral estão sendo contemplados pela campanha Setembro Amarelo, que consiste na prevenção ao suicídio. São várias atividades desenvolvidas pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), por meio da Liga de Psiquiatria e em parceria com a Associação Prudentina de Psiquiatria, o Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). 

O projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), sob a responsabilidade da professora Dra. Gilmara Rister, está vinculado ao Mês da Responsabilidade Social, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Também tem vínculo com o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU) que atua em conexão com o Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep). 

A campanha da Unoeste e parceiros leva em consideração que o suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Dados de 2017, são de que cerca de 11 mil pessoas tiraram a própria vida e essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. 

A campanha do Setembro Amarelo foi trazida ao Brasil em 2014 pela Federação Nacional dos Médicos (Fenan), Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As atividades em Presidente Prudente envolvem estudantes de Medicina, orientados e acompanhados por professores. São múltiplas as finalidades.

A metodologia aplicada é voltada, por meio de orientação, para identificar comportamento suicida, desmistificar informações distorcidas, combater o estigma e oferecer orientações sobre a rede de atenção psicossocial do município, reforçando a maneira correta de buscar ajuda. Estão sendo desenvolvidas palestras, vivências em grupo, distribuição de panfletos informativos e caminhada de conscientização.

Programação 

A abertura ocorreu no dia 5 no HR/AME. No Hospital Bezerra de Menezes e na Clínica Viva, o Dr. Gabriel Carapeba proferiu palestras com o tema “Suicídio e espiritualidade”.  No dia 19, teve palestra e vivência em grupo com alunos do ensino fundamental 2 e médio do Colégio Presbiteriano. No dia 20, panfletagem para população no HR/AME e palestra "Risco de suicídio", com o Dr. Gustavo Nakamiti.

Foto: Weverson Nascimento Equipe multiprofissional: Laura, Alexandre, Luciana, Karina, Gilmara, Juliane, Jaqueline e Karine
Equipe multiprofissional: Laura, Alexandre, Luciana, Karina, Gilmara, Juliane, Jaqueline e Karine

No dia 21, nova panfletagem no HR/AME e palestra com equipe multiprofissional no HR para funcionários e público em geral, ministrada pelos seguintes profissionais: Dra. Gilmara Rister, Dr. Alexandre Gigante, enfermeira Juliane Moreira, terapeuta ocupacional Karina Borges, assistente social Luciane Silva e nutricionista Karine Fernandes. Neste sábado (24) haverá caminhada no Parque do Povo, a partir das 8h. Os participantes vão caminhar até a Praça do Centenário onde soltarão balões amarelos em alusão à campanha. O objetivo é chamar a atenção da população para um assunto que precisa ser falado para prevenir.

Na próxima semana, de segunda-feira (26) a quarta-feira (28) haverá durante as manhãs palestra e vivência em grupo com alunos, pais e professores da Escola Estadual Maria Luiza Bastos, no jardim Caiçara, em frente ao Cemitério Municipal São João Batista, próximo ao HR e campus I da Unoeste. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem