CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Veterinária desenvolve simuladores para aulas práticas

Os projetos contam com a participação de alunas e professoras do curso e foram apresentados no Congresso de Simulação Clínica SUN 2022


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Veterinária desenvolve simuladores para aulas práticas
Dra. Dayane Aparecida Francisco da Silva ao lado de um dos pôsteres no Congresso de Simulação Clínica

O curso de Medicina Veterinária da Unoeste desenvolveu simuladores que serão utilizados em aulas práticas das diferentes disciplinas e setores do curso. Os projetos contam com a participação de alunas e professoras da graduação e foram apresentados no Congresso de Simulação Clínica SUN 2022, realizado no Sírio-Libânes Ensino e Pesquisa, em São Paulo. Na ocasião, a professora doutora Dayane Aparecida Francisco da Silva apresentou três trabalhos resultantes de iniciações científicas, em forma de pôsteres digitais e de forma oral.

A docente explica que os trabalhos desenvolvidos serão utilizados por inúmeros setores do Hospital Veterinário e disciplinas da graduação. “Os simuladores permitirão que os discentes treinem procedimentos pertencentes à rotina de um médico veterinário quantas vezes forem necessárias, em um ambiente seguro e livre de riscos, permitindo que adquiram habilidades e autoconfiança para tais práticas”. 

Ela ainda explica que o resultado dos estudos contribuem para o aprimoramento profissional do aluno e eleva o nome da universidade. “Participar de eventos como o Congresso de Simulação é fundamental para a disseminação do uso da simulação clínica na medicina veterinária. A Unoeste está entre poucas instituições de ensino nacionais que possuem um laboratório de simulação clínica voltado para a graduação. Nele, além de realizar atividades práticas, a exemplo dos cenários simulados e treinamentos de habilidades, é possível desenvolver projetos de pesquisa nesta área”.  

Para o evento foram selecionados os trabalhos intitulados assim: “Desenvolvimento de simulador para fins didático no treinamento de oftalmocospia em cães”; “Desenvolvimento de simulador para prática de punção epidural lombossacra em cães”; e “Modelo alternativo do sistema reprodutor de fêmea bovina para treinamento de práticas obstétricas”.

As alunas Adriana Souza de Oliveira, Carolina Bonillo, Ana Julia Alves Takaki, Giovanna Akemi Brignol Carrera, Jéssica Narumi Wada Yada, Luciana Julia Martins de Abreu e Nathália de Souza Barbosa foram orientadas pela professora Dra. Dayane, pela coordenadora e diretora do curso de Medicina Veterinária, respectivamente, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira e Dra. Glaucia Prada Kanashiro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem