CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa Top Espanha recebe inscrições para intercâmbio

Podem se inscrever no processo seletivo de bolsa Santander estudantes de graduação e pós-graduação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Programa Top Espanha recebe inscrições para intercâmbio
Podem se inscrever alunos da graduação e pós-graduação presencial e a distância

 

Programa de mobilidade internacional do Banco Santander abre nova oportunidade de intercâmbio para alunos e professores fazerem intensivo de língua espanhola na Universidade de Salamanca. Pela terceira vez o Top Espanha, do Santander Universidades, formaliza convênio com a Unoeste, através de sua mantenedora Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), para selecionar um aluno que indicará o professor acompanhante. A dupla que esteve na Espanha no ano passado ratificou a satisfação sobre resultados obtidos pela primeira dupla que foi em 2018.

O convênio contempla com a oportunidade de bolsa alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação a distância e presencial nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Para ser contemplado entre os 100 estudantes brasileiros que farão o intercâmbio, cada um na companhia de seu professor, os interessados precisam se inscrever no site do Santander. O prazo está na reta final: terminará no dia 6 de fevereiro. A bolsa para cada selecionado será de três semanas, com as despesas de viagem, hospedagem, refeições, material didático e seguro de vida custeados pelo Santander.

Orientação e apoio – A comissão de seleção é formada por representantes das pró-reitorias Administrativa; Acadêmica; Pesquisa e Pós-graduação; e Extensão e Ação Comunitária. Os critérios estão formulados em edital da versão 2022 do programa, disponibilizado no site da Unoeste.  O convênio é executado pelo Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica da Unoeste, com a oferta de suporte para orientar os interessados e oferecer apoio aos selecionados. Em 2018, foram para a Espanha Jhonatan Ricardo de Souza Santos e Jaqueline Nascimento Silva, nas condições de aluno e professora do curso presencial de Química, no campus de Presidente Prudente.

Em 2022, foram Vinicius Rosa e Rosemeire Simone Dellacodre Giovanezzi, aluno e professora do curso de Medicina do campus de Jaú; apoiados durante todo o processo pelo coordenador do curso Dr. José de Oliveira Costa Filho e pela coordenadora administrativa do campus Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso. Conforme Vinicius, o intercâmbio foi transformador. “O choque de culturas, vencer a barreira linguística e sair da zona de conforto; tudo isso colaborou para que hoje eu não voltasse o mesmo que embarcou dia 1º de junho. Foi oportunidade única que a Unoeste e o Santander me ofereceram”, conta.

Foto: Cedida O aluno Vinicius e a professora Simone no Centro de Simulação Avançada, em Salamanca
O aluno Vinicius e a professora Simone no Centro de Simulação Avançada, em Salamanca

Pé de igualdade 

O estudante comenta que a estada na Espanha foi de muita caminhada. “Lá nos caminhávamos muito! As cidades são menores e tudo fica muito próximo. Então, fazíamos tudo a pé. O povo espanhol é muito receptivo, fui muitíssimo bem tratado por todos, muito bem recepcionado na universidade de lá também. Das experiências que eu trago é um olhar mais empático com os demais, de respeito às outras culturas... fiquei em uma turma com árabes, japoneses, estadunidenses. Então, realmente aprendi sobre diversos lugares do mundo”; relata.

Quanto ao ensino, Vinicius avalia como legal, com a percepção de que o sistema que utilizam lá é bem similar ao usado aqui. “É bem parecido. Aqui temos mais salas, mais equipamentos também... o laboratório de lá é um pouco menor que o nosso. Mas a prática é basicamente a mesma. Então, isso prova que nosso ensino é bom e reconhecido, mundialmente falando. Não estamos atrás dos países europeus; muito pelo contrário...”, pontua o estudante natural de Formosa, em Goiás.

Trocas de experiências 

“Foi chance única, experiência única, me senti muito privilegiada por estar ali. Conheci professores do Brasil inteiro, pois todos nós ficamos no mesmo alojamento. E pude conhecer diversas culturas, não só da Espanha, mas institucionais, pois havia professores de diversas faculdades tanto particulares quanto públicas”, diz a professora. Simone foi conhecer simulação realista, que é da sua área de atuação na Unoeste, para ver como funciona na Espanha. “Aí, pesquisei e achei o Centro da Salamanca, que estava próximo. Entrei em contato com eles que se prontificaram na hora. Inclusive, a moça estava de férias e foi lá nos atender. Fomos muito bem recebidos”. 

Para Simone, conhecer o Centro de Simulação Avançada de outro país foi a comprovação de que a Unoeste está no mesmo caminho, andando na mesma estrada. “A metodologia de aprendizado utilizado na Espanha é muito parecida com a nossa metodologia de ensino, o que me deixa muito feliz”, afirma a professora.

Serviço Clique aqui e leia o edital para o Programa Top Espanha 2022.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem