CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

NAI da Unoeste promove visita da Apae de Regente ao campus 2

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão recepcionou 40 usuários que tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura do campus 2


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida NAI da Unoeste promove visita da Apae de Regente ao campus 2
Usuários, docentes e funcionários da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Regente Feijó visitaram o campus 2 da Unoeste

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unoeste promoveu na manhã dessa quinta-feira (16) uma visita de usuários, docentes e funcionários da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Regente Feijó. Os visitantes conheceram o campus 2 da instituição que fica em Presidente Prudente. O primeiro local foi a Unidade de Informação 3 da Rede de Bibliotecas na qual foram recepcionados pela equipe de bibliotecários e pela coordenadora da rede e do NAI, Regina Rita Liberati Silingovschi.

Após conheceram a biblioteca e terem contato com os livros impressos e virtuais, os visitantes fizeram um tour pelo campus até o Hospital Veterinário (HV). No local foram recepcionados por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária onde puderam ficar perto dos animais, alimentar por meio de orientação profissional cavalos e ovelhas, bem como ter contato com outros animais como cachorros, gatos e até cobra.

 “É uma satisfação muito grande receber os alunos da Apae para uma visita a Biblioteca e Hospital Veterinário da Unoeste. Observamos a alegria e isso é muito gratificante para todos nós. Acreditamos que tenha sido uma experiência enriquecedora tanto para nós quanto para os alunos. No HV ele puderam tocar nos animais, demonstrar sentimentos, e sempre com a orientação e supervisão dos professores e dos estagiários. Isso é importante para que sintam-se sintonizados e não fiquem reclusos. Essa ação vai de encontro com o trabalho realizado pela Apae, que desenvolve um excelente trabalho de inclusão””, destacou Regina. 

A diretora da Apae de regente Feijó, Mariana Kuhn Oliveira, contou a importância do passeio para todos os usuários que são atendidos pela entidade no tripé assistência, saúde e educação. “Por meio de uma sugestão de um amigo solicitamos a Regina [coordenadora do NAI] uma visita ao campus em Prudente, e ela nos atendeu prontamente. Foi incrível ver o contato dos nossos usuários, eles buscaram conhecimento em suas observações, no contato com os livros e os animais, eles amaram muito”, garantiu.

Ainda para Mariana, a Unoeste tem se destacado em seu comprometimento com a responsabilidade social e acessibilidade ao viabilizar essas oportunidades de visita a comunidade externa. “A universidade ter um núcleo como o NAI é um ganho muito grande. A Apae de Regente, assim como todas as outras, sempre teve uma luta muito grande. E saber que somos vistos e que instituições estão nos apoiando é de grande valia para nós enquanto profissionais e sem dúvidas para nossos usuários. O atendimento dos profissionais da universidade que estiveram envolvidos foi excelente, nos garantiram portas abertas para em breve retornarmos. Agradeço a Unoeste e a prefeitura de Regente que é nossa parceira”, finalizou. 

Além de atuar como um órgão propositivo e consultivo vinculado à Reitoria com interface com as Pró-Reitorias Administrativa, Acadêmica, de Extensão e Ação Comunitária, e de Pesquisa e Pós-Graduação, o NAI hoje estabelece políticas institucionais e planeja ações visando à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na Unoeste. Por isso as visitas de instituições como a Apae são sempre bem-vindas, e tem o acompanhamento necessário dos profissionais da universidade.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem