CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote solidário da Medicina arrecada remédios e alimentos

340 kg de alimentos foram destinados a duas entidades assistenciais e cerca de 15 mil medicamentos entregues à Farmácia Comunitária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Emerson Sanchez Trote solidário da Medicina arrecada remédios e alimentos
Calouros e equipe do DA comemoram em meio a analgésicos, antibióticos, corticoides, dentre outros medicamentos arrecadados na ação

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) realizou nesta quinta-feira (16) a entrega de medicamentos e alimentos que foram arrecadados pelos calouros do curso médico de Presidente Prudente, como parte das atividades de recepção que integram o Trote Solidário. Neste ano, a mobilização dos alunos que também envolve o Diretório Acadêmico (DA) conseguiu arrecadar 340 kg de alimentos não perecíveis e em média cerca de 15 mil amostras grátis de medicamentos. Os alimentos serão destinados para duas entidades: a Sociedade Civil Lar dos Meninos (Ladome) e a Associação o Amor e a Resposta, uma casa abrigo que atende mulheres vítimas de violência doméstica.

Já os medicamentos que incluem analgésicos, antibióticos, corticoides, dentre outros, vão reforçar os estoques do projeto de extensão e assistência “Farmácia Comunitária” que funciona no Ambulatório Médico “Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. Essa farmácia, que é mantida por doações, atende a pessoas carentes de Presidente Prudente e região. Pela manhã, os alimentos e os medicamentos que estavam guardados foram carregados pelos próprios alunos participantes da ação do bem, juntamente com o DA, e direcionados aos locais beneficiados.

A coordenadora administrativa da Secretaria da Famepp, Adriana Alba Santos, explica que essa prática do bem já é adotada desde 2008 na Unoeste. “Devido a diversos históricos de violência de trotes nas instituições brasileiras públicas e privadas, esses tipos de rituais foram proibidos nas universidades. Como alternativa os veteranos encontram um modo de recepcionar os novos integrantes e, ainda, fazer o bem a quem precisa: por meio do trote solidário, que nasceu com o objetivo de ajudar pessoas de fora da comunidade acadêmica”.

Para que o resultado seja efetivo, funciona assim: no ato da matrícula o calouro recebe o informativo do trote solidário. A partir daí, ele entra na brincadeira do bem e passa a arrecadar no período de dezembro e janeiro amostras grátis de medicamentos em consultórios médicos, residências, distribuidoras e farmácias. Já os alimentos ocorre mobilização em estabelecimentos de gêneros alimentícios e junto a própria população. Adriana lembra que fazer o bem beneficia não só quem precisa, mas também quem ajuda. Um dos maiores pontos positivos dos trotes solidários é o envolvimento dos estudantes. “Os trotes solidários não só incentivam a contribuição para a cidadania, como a sociedade recebe pessoas preocupadas com a comunidade”, completou.

Envolvimento Geral

O calouro de Medicina, Antônio Souza Von Ha, de 18 anos, participou do trote solidário arrecadando amostras de medicamentos em consultórios médicos. “Eu achei essa ação muito bonita. Todo mundo vê o trote como uma brincadeira, só que é uma ação linda que todo mundo se mobiliza. Com o tanto de remédios que os alunos arrecadaram, vai ajudar quem não tem condições. Me sinto gratificado em poder ter ajudado e com certeza isso me dá mais força pra estudar”.

Foto: Emerson Sanchez O calouro de Medicina Antônio Souza Von Ha contribuiu com amostras de medicamentos coletados por ele em consultórios médicos
O calouro de Medicina Antônio Souza Von Ha contribuiu com amostras de medicamentos coletados por ele em consultórios médicos

A também caloura Maíra Molinari Fronza, de 17 anos, conseguiu os medicamentos em consultórios médicos da cidade dela, Presidente Epitácio. “No começo, quando lemos no edital 500 medicamentos, pensamos: nossa é muita coisa. Mas você vê que mesmo que contribuir com qualquer pouquinho que seja, na hora que junta tudo acaba se dando conta que tudo fará diferença. É muito prazeroso saber que dessa forma a gente consegue cooperar com alguma coisa pra quem precisa de verdade”, disse.

A presidente do Diretório Acadêmico da Medicina, a aluna do 5º termo Roberta Brinholi, disse que o envolvimento dos “bixos” junto ao DA este ano foi empolgante. “O DA é uma instituição da faculdade e a gente apoia os alunos. Demos todo o suporte a eles e mobilizamos os grupos de whatsapp mandando constantemente as mensagens relembrando que eles tinham que fazer a doação dos remédios e alimentos. Todo mundo colaborou e o resultado foi este”.

Sobre o Trote Solidário, ela explica que o projeto faz com que o acadêmicos aprendam desde cedo a ser empáticos, o que precisa ser uma constante na área da saúde. “Temos que aprender a ser empáticos e humildes com as pessoas, daí a importância dessa mobilização a partir do 1º termo. O mundo tem desigualdades sociais. Então, essa é uma forma de colocar esses estudantes em contato com essa realidade que é muito presente no SUS, o Sistema Único de Saúde. E na Medicina é assim, além de curar a gente tem que saber cuidar e ajudar as pessoas”.

 Trote é proibido

O trote violento é proibido, dentro ou fora dos campi da Unoeste. A Unoeste disponibiliza canais de denúncia: 3229-2003 (Presidente Prudente), 0800 771 5533 (demais localidades) ou ainda pelo e-mail ouvidoria@unoeste.br.  

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem