CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos realizam atendimentos de atenção primária à saúde

Campus da Unoeste em Jaú têm contribuído com a otimização dos atendimentos de saúde em hospitais, unidades de saúde e ações específicas em escolas e bairros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos realizam atendimentos de atenção primária à saúde
Alunos participaram do Domingo no Bairro

Com a proposta de ofertar uma ampla formação crítica-reflexiva e possibilitar a visão do futuro profissional, a Unoeste otimiza o ensino por meio das ações de extensão. Dessa maneira, o aluno permanece em contato com a comunidade, conhece as necessidades locais e vincula o aprendizado teórico com a prática por meio de atividades de promoção à saúde, social e ambiental. Segundo a professora doutora Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, que é responsável pela extensão e ação comunitária no campus de Jaú, as ações possibilitam uma troca positiva para a formação dos alunos e para a comunidade.

“Ambos ganham com tudo isso. A população tem a oportunidade de ter acesso a informações e serviços que com certeza vão contribuir para a melhoria na qualidade de vida. Para os alunos, acredito que além de dar oportunidade de complementar e desenvolver as habilidades e competências que aprendem aqui na faculdade, também têm a oportunidade de construir, de ter um senso de responsabilidade social. Permite que tenham contato com diferentes realidades e culturas e também aprendam. Se enriqueçam tanto pessoal quanto profissionalmente”.

Dra. Rafaela explica que por meio das atividades de extensão é possível promover a interação entre a universidade e a população. “Aqui em Jaú são realizadas muitas ações nas unidades de saúde e em escolas, como também em espaços abertos. As atividades são propostas e desenvolvidas pelos professores e com a participação dos alunos. Além dos nossos acadêmicos estarem atuando em nosso munícipio, as cidades vizinhas têm solicitado a nossa presença na realização de algumas atividades de educação em saúde, para participar de algumas campanhas de conscientização. E tem sido bem legal”. 

Os alunos estão inseridos nas ações realizadas na região o que contribui para a formação profissional de cada um e com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. “Eles estão nas unidades de Atenção Básica que são as Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básica de Saúde, e também nos hospitais São Judas, Amaral Carvalho e na Santa Casa. Também desenvolvem algumas atividades de extensão em escolas, igrejas e nos bairros. Dessa forma, os alunos vão sendo capacitados e se tornando cada vez mais capazes de contribuir com os atendimentos, aumentando a capacidade que o município tem de atender e de ofertar serviços para o povo”, destaca.

A enfermeira obstetra e acupunturista Claudete Ferreira, que também é preceptora do 5º termo do curso de Medicina da Unoeste em Jaú, afirma que a presença dos alunos nas atividades de orientação e atendimento à população é de suma importância. “Estão disseminando qualidade de vida e diminuindo vulnerabilidade e riscos à saúde. Melhorando o estado de saúde das pessoas, famílias, comunidades. Isso reduz a mortalidade. Além de informações os futuros médicos acabam inspirando, encorajando com as atividades desenvolvidas, pois levam informações de uma maneira simples e clara, motivando a mudança de hábitos que melhora a saúde através de prática e hábitos saudáveis, evitando complicações no futuro”.

Foto: Cedida Plantio de árvores fez parte do Trote Sustentável
Plantio de árvores fez parte do Trote Sustentável

Ações de Extensão

Desde o início das aulas em fevereiro deste ano os alunos da Unoeste no campus de Jaú tem realizado inúmeras atividades em benefícios à população do município. Confira algumas delas: 

Saúde da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os alunos do curso de Medicina de Jaú que já estão inseridos no Internato Médico participaram com o acompanhamento da preceptora Claudete Ferreira, de um café da manhã especial organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos puderam conversar com as mulheres presentes sobra os cuidados referentes a saúde da mulher, bem como colheram exames preventivos. A turma do internato também esteve no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região para realizar roda de conversa sobre promoção na saúde da mulher. 

Palestras de prevenção a Sífilis

Com o aumento de casos de sífilis nas unidades de saúde em Jaú, principalmente em mulheres grávidas, os alunos de Medicina orientaram a população sobre os riscos e também a prevenção da doença. Para isso, visitaram escolas do munícipio e realizaram palestras sobre orientação sexual e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas IST (herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papiloma vírus Humano (HPV), hepatites virais B e C). Eles também participaram de programas em rádios ofertando orientação aos ouvintes.

Trote Sustentável – Plantio de árvore

Os alunos da 10ª turma de Medicina participaram do trote sustentável em parceria com a prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Foram plantadas 50 mudas de árvores de cerca de 20 diferentes espécies, em um local próximo à sede do Grupo de Escoteiros do Ar 437/SP. O plantio faz parte da programação da prefeitura em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. 

Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia

O início de 2023 começou agitado para os alunos do Campus de Jaú. Dando o ponta pé inicial no ano letivo, eles participaram de várias atividades de extensão pelo município. Alunos do curso de Biomedicina EAD semipresencial, acompanhados pela professora Renata Castro, estiveram na UBS do bairro Padre Augusto Sani para levantar informações para a elaboração de um estudo de caso.

O curso de Enfermagem participou da primeira edição do Domingo no Bairro, realizado na quadra poliesportiva do bairro Padre Augusto Sani. Na ocasião, os acadêmicos aferiram a pressão da população sob o acompanhamento das professoras Rafaela Vendrame e Daniela Martins. 

Por fim, alunos do curso de Fisioterapia trabalharam a campanha “fevereiro roxo”, mês de prevenção e conscientização sobre a fibromialgia. Acompanhados da professora Amanda Feldroni Fabricio, eles realizaram bate-papo e exercícios com mulheres da Casa da Mulher de Jaú. 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem