CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos de Fisioterapia são aprovados em congresso mundial

São dois trabalhos de autores vinculados a Unoeste, com parcerias internacionais e que serão apresentados em Dubai


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Estudos de Fisioterapia são aprovados em congresso mundial
Professora pesquisadora Francis Pacagnelli e o médico José Francisco de Moura

O Programa de Mestrado em Ciências da Saúde comemora a aprovação de dois estudos científicos para o Congresso Mundial de Fisioterapia 2023, de 2 a 4 de junho em Dubai, nos Emirados Árabes. Um dos trabalhos a ser apresentado neste maior evento global do segmento foi desenvolvido na Unoeste, em Presidente Prudente, com a colaboração de pesquisadores internacionais. Outro foi realizado em parceria internacional por pesquisadora vinculada ao programa e que atua como professora assistente no Departamento de Ciências da Saúde da Central Washington University, nos Estados Unidos.

Com a conclusão de que treinamento muscular pré-operatório reduz os riscos de complicações gerais e de pneumonia após cirurgia cardíaca, o estudo realizado pelo médico José Francisco de Moura durante o mestrado, levado à defesa pública e aprovado em agosto de 2022, teve a orientação da Dra. Francis Lopes Pacagnelli. Desenvolvido em plena pandemia mundial do coronavírus, o denso trabalho de revisão sistemática utilizou oito estudos, com 686 participantes, realizados no Brasil, China, Israel e Holanda. Na orientação houve a contribuição do Dr. Gustavo Machado, pesquisador vinculado à Universidade de Sidney, na Austrália.

Semelhante a indicação ao Oscar

As parcerias foram com o Dr. Mark Russel Elkins, da mesma instituição australiana; com a Dra. Ana Paula Coelho Figueira Freire, professora do curso de Fisioterapia da Unoeste, aprovada em processo seletivo para atuar como assistente na Universidade Central de Washington; e com o Dr. Crystian Bitencourt Soares de Oliveira que leciona e é coordenador de pesquisa na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste); onde José Francisco também leciona, além de atuar como médico anestesista no Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, em Prudente.

Foto: Cedida Professora pesquisadora Ana Paula em atuação na Universidade Central de Washington
Professora pesquisadora Ana Paula em atuação na Universidade Central de Washington

Conforme a Dra. Francis, a atuação do médico José Francisco na pesquisa se deu com grande comprometimento, incluindo o fato de ter feito curso sobre revisão sistemática e aprendizado em estatística. O estudo de avaliação sobre treinamento muscular respiratório no pós-operatório de cirurgia cardíaca, relacionado às complicações pulmonares, enfatizou a importância da fisioterapia respiratória para evitar complicações depois de uma cirurgia. Ter trabalho aprovado para o maior congresso de fisioterapia do mundo se assemelha à indicação de filme ao Oscar. O outro trabalho a ser apresentado envolve a Dra. Ana Paula e o Dr. Mark.

Avanço da internacionalização

“Prevalência de intervalos de confiança de 95% em ensaios randomizados de intervenções de Fisioterapia: uma análise de 100 ensaios clínicos” é o título do estudo no qual foram avaliadas e extraídas informações de uma centena de estudos da área da fisioterapia previamente publicados na base de dados PEDro (Physiotherapy Evidence Database). “Avaliamos itens importantes da sessão de análise estatística e dos resultados”, conta a Dra. Ana Paula que em seu doutorado realizou estágio de pesquisa no Institute for Musculoskeletal Health associado a University of Sydney e ao Sydney Local Health District, sob a orientação do professor Dr. Mark. 

“As conclusões apontam que a descrição de resultados de estudos da área de fisioterapia pode ser melhorada, principalmente na apresentação de medidas de estimativas como os intervalos de confiança de 95%. Estas medidas são importantes para o fisioterapeuta, pois medem o possível tamanho de efeitos de intervenções e tratamentos investigados nos estudos”, afirma a Dra. Ana Paula egressa do curso de Fisioterapia da Unoeste, mestre e doutora pela Unesp, com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e que hoje contribui com o avanço da internacionalização da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem