CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Jaú oferece curso avançado em eletrocardiografia

Encontros serão realizados entre março e junho e farão médicos e estudantes de medicina a se aprofundarem no exame que avalia a saúde cardiovascular


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Unoeste Jaú oferece curso avançado em eletrocardiografia
Os 14 encontros previstos na grade do curso serão ministrados pelo professor Dr. Leonardo Ávila Lins

Médicos e estudantes de Medicina interessados em aprofundar seus conhecimentos em eletrocardiograma (ECG), considerado o exame insubstituível para diagnóstico e tratamento adequados das arritmias cardíacas, podem se inscrever no Curso Livre Avançando em Eletrocardiografia. A novidade será oferecida no campus da Unoeste em Jaú a partir do dia 28 deste mês. Aos interessados, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link

O curso será realizado semanalmente, com duas horas/aula, sempre às terças-feiras, a partir das 19h, no campus de Jaú. Os estudantes poderão participar presencialmente ou à distância, de forma remota, via meeting. Todos os encontros também serão gravados e ficarão disponíveis aos estudantes por uma semana na plataforma Aprender. Os conteúdos serão abordados por atividades teórico-práticas com a utilização de discussão dialogada, estudo de casos e análise de traçados eletrocardiográficos.

Até junho, serão ao todo 14 encontros. Neles, os interessados aprenderão sobre os princípios e fundamentos do ECG, eletrofisiologia cardíaca, sobrecargas e bloqueios, arritmias cardíacas, distúrbios eletrolíticos, síndromes arritmogênicas e marca-passo. Todas as aulas, segundo o coordenador do curso de Medicina em Jaú, Dr. José de Oliveira, serão ministradas pelo professor Dr. Leonardo Ávila Lins, que domina as áreas de clínica médica, cardiologia e nutrologia. 

“O professor é reconhecido à sua competência profissional e didática. E quanto a proposta do curso, eu estou para garantir que ele está muito bem proposto para que os participantes possam desenvolver essa competência e atitude profissional confiável de interpretar e utilizar o eletrocardiográfico que é uma questão tão importante nas atividades médicas. Fica aqui o convite e minha garantia de que não se arrependerão do curso com o professor”, garantiu.

O Dr. Leonardo disse que a ideia durante os encontros é fazer com que os participantes entendam e aprendam de forma aprofundada sobre o ECG, para ajudar a população a tratar doenças que por acaso o eletro revela quando bem realizado no paciente. “A gente vai passar informações para que os participantes tenham a capacidade de identificar qualquer doença cardiológica e poder traçar o atendimento inicial”, explicou.

Considerado o exame que avalia a saúde cardiovascular do paciente, o eletrocardiograma existe desde 1901. Na rotina médica, até hoje continua sendo a ferramenta fundamental no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, condição que infelizmente é frequente na população. Por isso é um elemento essencial nas salas de emergência dos hospitais.

“O treinamento para interpretação do eletrocardiograma é uma preparação que pode aprofundar-se intensamente e consumir muito tempo de dedicação, o que não impede, contudo, que um profissional torne-se competente e confiável em avaliar um quadro agudo com um tempo muito menor de preparação. São situações da rotina médica nas quais onde não há tempo para solicitação de consulta e as decisões precisam ser tomadas imediatamente. Daí o motivo pelo qual ser imprescindível uma preparação suficiente sobre os fundamentos e especificidades do exame, já que podem alterar completamente a forma como um médico utiliza o recurso e toma suas condutas na prática assistencial”, completa Dr. Leonardo.

Serviço

O curso disponibiliza 40 vagas no total e tem carga horária de 28 horas. As inscrições seguem até o dia 26 de março. Para pagamento a vista tem 20% OFF. Se interessou? Então não perca tempo e amplie seus conhecimentos clique aqui para garantir já sua matrícula. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem