CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

CID 2023 debate bullying, obesidade e saneamento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

A obesidade como pandemia que afeta 20% dos brasileiros; os problemas de saneamento ambiental que atingem 39% dos municípios do país com destino dos resíduos sólidos em lixões; e o bullying no ensino superior que chega a 4,3% dos alunos de instituição pública no norte do Brasil. Estes foram alguns dados expostos no CID 2023, o encontro extensivo de Ciência, Ideia e Disseminação realizado na noite de terça-feira (25) no Espaço Cultural Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, na Biblioteca do campus II da Unoeste em Presidente Prudente.

No evento promovido pelos cursos de Química (bacharelado e licenciatura EAD), Engenharia Química e Educação Física, os organizadores Dr. Patrícia Alexandra Antunes e Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior contaram com as contribuições dos palestrantes, no modelo talk/ted, Dr. Rodrigo Bastos (médico endocrinologista e professor da Unoeste), André Turin (químico, professor mestre e coordenador da Divisão de Saneamento Básico da Unoeste) e  Dr. Marcos Vinicius Francisco (educador físico, pedagogo e pró-reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá).

O Dr. Rodrigo discorreu sobre “Obesidade: a pandemia silenciosa”; André sobre “Saneamento ambiental: água potável e resíduos”; e Dr. Marcos sobre “Violência e bullying no ensino superior”.  Os palestrantes expuseram os problemas e apresentaram possíveis soluções para o público presencial, em sua maioria estudantes, e aos que acompanharam pelo canal Lives da Unoeste, no YouTube, em transmissão com o suporte técnico do Núcleo de Educação a Distância (Nead) e do Departamento de Sonorização.

Orientações e reflexões 

Em síntese, por se tratar de questão bioquímica a perda de peso depende de resposta cerebral, com mudança de estilo de vida, tratamento medicamentoso e cirurgia. O saneamento ambiental depende muito de que cada uma faça a sua parte para que os mecanismos de educação nessa área funcionem. Dentre as medidas de combate ao bullying no ensino superior estão as ações institucionais coletivas e postura de abertura ao diálogo, a partir de processos de escuta.

O professor André falou sobre o programa Unoeste Sustentável e suas várias práticas, citando como exemplo a coleta seletiva, reciclagem de papel, reaproveitamento de água e chuva para lavar carros e instalação da usina solar fotovoltaica. Em participação on-line, o Dr. Marcos, que já foi professor na Unoeste, citou a atuação do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (Suapp) que oferece à comunidade acadêmica, gratuitamente, apoio psicopedagógico nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá.

O Dr. Jair, professor do curso de Educação Física, conduziu a abertura e apresentação dos palestrantes do CID 2023. A Dra. Patrícia, coordenadora dos cursos de Química e Engenharia Química, coordenou o debate aberto para perguntas feitas presencialmente e enviadas pelo chat. Estiveram presentes as bibliotecárias Regina Silingovschi (coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste) Jakeline Queiroz Ortega, Michele Mologni e Renata Moraes de Sá. Aberto para a comunidade em geral, o CID foi realizado em sua 5ª edição.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem