CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Livro orienta como cuidar de vítimas da violência de gênero

Produção voltada aos primeiros cuidados psicológicos foi lançada no encerramento da 35ª Jornada de Psicologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Livro orienta como cuidar de vítimas da violência de gênero
Livro lançado no encerramento da 35ª Jornada de Psicologia

Mulheres que acolhem mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero. Este é o título do livro que oferece orientações básicas para acolhimento; uma produção apropriada para quem atua em ações de redes de atendimentos comunitários e útil para qualquer pessoa que se interessar. O lançamento ocorreu no encerramento da 35ª Jornada de Psicologia, na noite de quinta-feira (20) no salão do Limoeiro, no campus II da Unoeste.

Embora produzido com embasamento científico, a obra foi elaborada para alcançar o maior número de pessoas possíveis, incluindo os leigos. Os textos foram elaborados com linguagem simples e acessível. O conteúdo resulta de trabalho extensivo realizado junto a coletivos e movimentos sociais, voltado para a organização de estratégias comunitárias de cuidado e proteção social às vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Projeto de extensão

A produção do livro teve origem na intenção de produzir uma cartilha como resultado de projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e que envolveu estagiárias do curso de Psicologia da Unoeste em Presidente Prudente. Projeto conduzido pela professora Dra. Andreia Duarte Alves, organizadora da publicação pela Paco Editorial. Obra com a participação da advogada Aline Fernanda Escarelli, da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência e Crimes Sexuais da OAB local.

A Dra. Andreia é psicóloga; doutora em Psicologia e Sociedade pelo campus da Unesp em Assis; pesquisadora na área de desastres, saúde coletiva e políticas públicas; atua como professora na Unoeste onde supervisiona projetos de estágio extensão voltados ao atendimento de vítimas de violência de gênero em municípios do oeste paulista; ativista dos direitos humanos; e integra o coletivo Frente pela Vida das Mulheres de Presidente Prudente. 

Em três capítulos

A advogada Aline, especialista em direito do trabalho, previdenciário e processo civil além da comissão que preside na OAB de Prudente, é integrante do Observatório de Candidaturas da OAB  São Paulo; Associação Brasileira Mulheres de Carreira Jurídica; Associação Brasileira Juristas pela Democracia; cofundadora da Frente pela Vida das Mulheres de Presidente prudente; membro da Comissão da Diversidade do Fórum de Liberdade Sindical no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região; e promotora legal popular.

Foto: Homéro Ferreira Jheyne, Maria Eduarda, Dra. Andreia, Aline, Beatriz e Thalita
Jheyne, Maria Eduarda, Dra. Andreia, Aline, Beatriz e Thalita

O capítulo 1, Primeiros cuidados psicológicos, é de autoria da Dra. Andreia. O capítulo 2, Orientações sobre os direitos das vítimas, é da advogada Aline. O capítulo 3, Reflita sobre o que aprendeu, da Dra. Andreia junto com estagiárias do último ano do curso em 2022: Jheyne Jaquelyne Russumano dos Santos, Beatriz Francine Brito, Raunany Vitória dos Santos Ramos, Thalita Brito dos Santos, Izabélle Corrêa Santo e Maria Eduarda Lunardi Lima, das quais duas não puderem comparecer ao lançamento.

Agradecimentos

Os agradecimentos são para o coletivo Frente pela Vida das Mulheres, Galpão da Lua – Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, à referida Comissão da OAB, curso de Psicologia e à coordenadora do curso Dra. Regina Gioconda de Andrade, e Proext nas pessoas do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi e à coordenadora de ações extensivas gerais professora Cidinha Martines. O cerimonial de lançamento foi conduzido pelo professor Dr. Igor Costa Palo Mello.

Durante a cerimônia, o professor e artista plástico Josué Pantaleão pintou um quadro inspirado na capa do livro e com a inclusão de flores, simbolizando perfume e beleza. A produção artística ao vivo esteve inserida no Programa Unoeste + Cultura. A Dra. Andreia foi presentada com o quadro.  Os encerramentos da solenidade e da Jornada foram feitos pela professora mestre Bárbara Cristina Soares Sena, em nome da Dra. Regina. Na sequência foi oferecido coquetel e realizada a sessão de autógrafos.

Serviço – O livro pode ser adquirido no site da Paco Editorial e em outras plataformas de e-commerce.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem