CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto ajuda na educação das crianças do Lar Santa Filomena

Iniciativa da Fipp envolve outros cursos com ações educativas de saúde, artes, literatura e tecnologias para inclusão social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Projeto ajuda na educação das crianças do Lar Santa Filomena
Apresentação teatral: orientação de combate à dengue

Iniciado em 2004, há 19 anos, o “Projeto de extensão: educação em saúde, artes, literatura e tecnologias para inclusão social” voltou esta semana ao Lar Santa Filomena. A iniciativa da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) com ações aplicadas por estudantes dos cursos de Informática, Estética, Odontologia, Medicina e Pedagogia presencial e a distância.  Para a assistente social da entidade Adriana do Amaral Cunha foi mais uma oportunidade de ajuda na educação das crianças.

Na quarta-feira (17) estudantes do curso de Estética e Cosmética ensinaram sobre cuidados com o rosto e prevenção à acne, muito recorrente na adolescência. Nesta quinta-feira (18), o curso de Odontologia ofereceu instruções sobre escovação correta e higiene bucal, além de doar 1 kit de higiene oral para cada criança. O curso de Medicina atuou na linha de educação e saúde com a apresentação de teatro, com foco em higiene pessoal e combate à dengue. Pelos cursos de informática da Fipp foi ofertada oficina de gamificação, iniciada na semana anterior com a formatação dos computadores.

Pesquisa histórico-social

Os cursos de Pedagogia trabalharam a oficina de Tie Dye, do inglês amarrar e tingir tecido. Técnica de tingimento artístico que consiste em criar padrões coloridos em camisetas, enrolando e prendendo com barbante para deixar áreas que resistem às cores aplicadas. Também ocorreu a doação de dezenas de caixas de refresco, maionese, mostarda e sachês de molho verde que a indústria alimentícia Wilson doou para o programa Meninas na Stem, realizado semana passada na Unoeste.

Foto: Homéro Ferreira Crianças do Lar, estudantes e professores da Unoeste
Crianças do Lar, estudantes e professores da Unoeste

A proponente do projeto de extensão universitária Dra. Édima de Souza Mattos, juntamente com o professor Haroldo Alessi, contou que uma nova etapa está em andamento, que é a pesquisa de levantamento histórico-social da clientela assistida pelo Lar Santa Filomena, localizado na zona leste de Presidente Prudente. Outra proposta é a de incluir o curso de Psicologia, pelo qual um professor orientará as crianças sobre o uso das redes sociais e o cuidado de não conversar com estranhos.

Importante ajuda 

As ações do projeto, geralmente, são aplicadas por estudantes acompanhados e orientados por professores, sendo que nesta quinta-feira comparecerem, além da Dra. Édima e Haroldo, Luciana Vasconcelos Jesus Souza e Denise Vasconcelos Jesus Ferrari, do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) do curso de Medicina; Juliane Marsicano e Rosana Leal do Prado, do curso de Odontologia; e Josué Pantaleão, dos cursos de Pedagogia. A Dra. Édima esteve acompanhada do auxiliar de secretaria Édio de Moraes Junior.

Conforme Adriana, o projeto da Unoeste é inserido nas atividades do projeto Contexto Além da Escola (CAE), do qual é coordenadora e pelo qual as crianças têm atividades diárias. “A Unoeste traz importante ajuda para a gente, todos os anos”, diz e conta que o trabalho com as crianças tem efeito mutiplicador, exemplificando que as 50 que assistiram à encenação tetral de conscienticação e combate à dengue, que também receberam orientação de saúde bucal, irão levar isso para as suas famílias.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem