Educação especial recebe ação formativa no Pontal
Atividades de 2024 do Programa Educa Pontal são finalizadas agora em dezembro com uma ação formativa para professores da educação especial, por meio de projeto de extensão vinculado ao mestrado em Educação de Solange Sakamoto.
A pesquisa que resultou no projeto tem o seguinte título: “Inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema-SP – perspectivas ambiental, educacional e na saúde”.
A realização ocorreu com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e teve o caráter interinstitucional pelo uso de plataforma desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, na Unesp.
Ferramenta criada pela mestranda Rosana Hildsdorf Silva que resultou na dissertação “Plataforma digital com orientações para a inclusão de estudantes com TEA nos anos iniciais a partir dos princípios do DUA”.
Siglas de Transtorno no Espectro Autista e Desenho Universal para Aprendizagem. Plataforma que tem sequências didáticas para inclusão de crianças autistas, incluindo as que Solange criou especificamente para o Pontal.
Proposta e plataforma
No workshop Educa Pontal TEA foi apresentada toda a contextualização da proposta e depois mostrados os recursos e ofertadas explicações de como a plataforma funciona para professores da educação de sete cidades, a maioria de Mirante do Paranapanema.
O Educa Pontal é desenvolvido em parceria pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste com a Diretoria de Ensino – Regional de Mirante do Paranapanema, com circunscrição em oito cidades.
As demais cidades com professores participantes do workshop foram Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Tarabai e Teodoro Sampaio, conforme a coordenadora do Educa Pontal, Dr. Danielle Nascimento.
A ação teve a participação da supervisora na Diretoria de Ensino, Solange Marques, especialista em educação especial. O projeto de extensão junto à Proext teve os envolvimentos de Andrei Lobo Castilho e Vinicius Azevedo Morais.
Projeto integrado ao Programa de Extensão Universidade e Sociedade Juntas pelo Bem-estar Social, Cidadania e Vida, em atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Pontal do Paranapanema.
A atividade formativa ocorreu em duas etapas: reunião com a supervisão da educação especial da Diretoria, para levantamento das necessidades formativas; e a realização do workshop na noite de 17 de dezembro.