CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluno da Unoeste se destaca no Paulista de Jiu-Jitsu 2024

Lucas Porto conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze na competição realizada no último fim de semana; foco agora são outras três competições importantes visando o Mundial que será disputado em junho na Califórnia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Aluno da Unoeste se destaca no Paulista de Jiu-Jitsu 2024
Com a parceria da Unoeste, Lucas Porto exibe com orgulho as três medalhas conquistadas recentemente no Paulista

Aluno do 3º termo do curso de Fisioterapia da Unoeste e já considerado uma referência no tatame, o atleta faixa roxa no jiu-jitsu Lucas Porto Rodrigues, de 19 anos, ampliou no último fim de semana a quantidade de medalhas e títulos que coleciona em grandes campeonatos. E as três últimas, sendo duas medalhas de ouro e uma de bronze, foram alcançadas no Campeonato Paulista 2024, realizado entre sexta (22) e sábado (23) no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera – “Mauro Pinheiro”, em São Paulo, capital. 

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), e com o apoio da Unoeste e outras empresas, Lucas Porto fez bonito representando a cidade de Álvares Machado, que fica bem próxima a Presidente Prudente. Agora o foco dele é mandar bem em outras três competições que ocorrem nos próximos meses, visando o Mundial que será disputado em junho na Califórnia.

Em dois dias de competições, Lucas Porto participou de seis lutas, garantindo o lugar mais alto do pódio em duas delas, além de uma medalha de bronze, na categoria absoluto No-Gi adulto faixa roxa pesadíssimo (acima de 100 kg). Foram as primeiras medalhas do ano e um desempenho satisfatório, segundo ele. “Estou num foco total esse ano para representar a Unoeste, representar todos os meus patrocínios e minha cidade. Estou também numa forma muito surpreendente, como eu esperava, o que me permitiu fazer o meu melhor. Eu ‘tô’ muito feliz com o meu desempenho nesse campeonato”, comemorou o rapaz.

Ele venceu as lutas sobrepondo seu jogo “em cima” dos adversários, estabilizando posições como gostaria e finalizando com êxito todas elas. “Isso fez com que eu acabasse as lutas antes do tempo previsto que é de sete minutos”, completou ele. Ao chegar em Prudente, é claro que Lucas Porto foi elogiado pelos colegas e professores da faculdade. 

“É sempre uma festa, eu chego com medalhas novas e títulos e é sempre aquela festa. Meus amigos ficam todos felizes, me parabenizam e sempre estão ali me dando o maior apoio. Professores também, eles vêm no site, nas redes sociais, ficam felizes e ficam me perguntando: ‘e aí como foi lá no Paulista? ’, eu fico super feliz”, contou.

Outras competições

Lucas Porto visa agora alcançar pódios em outras competições importantes. No dia 14 de abril, ele compete no Open Prudente de Jiu-Jitsu, evento organizado pelo seu próprio treinador, o mestre de jiu-jitsu Márcio Mendes. A competição será realizada na Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea). 

Foto: Cedida/CBJJE Momento em que Lucas Porto vence uma das lutas disputadas no último fim de semana no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo
Momento em que Lucas Porto vence uma das lutas disputadas no último fim de semana no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo

Também em abril, de 20 a 28, ele participa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, na Grande São Paulo. E em maio, nos dias 18 e 19, compete ainda no Floripa Fall Iternational Open de Jiu-Jitsu, que será realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) no Complexo Esportivo Rozendo V.Lima, em Florianópolis, Santa Catarina.

“O foco precisa ser mantido, não pode parar, tenho que manter a persistência e treinar, mesmo se for devagar no pós-competição porque dá risco de lesão. Estou trabalhando isso, trabalhando o lado mental para conseguir chegar na outra competição e fazer o melhor que eu conseguir”, disse o atleta que também vislumbra, ainda neste primeiro semestre, cruzar o oceano. 

“É sempre um gosto muito bom eu competir o Brasileiro de Jiu-Jitsu, que não é o maior campeonato, mas sim o mais difícil da minha modalidade porque o jiu-jitsu é brasileiro e o brasileiro em si faz a arte marcial ficar um pouco mais forte. E o que eu quero é competir mesmo, embora não tenha saído na agenda ainda, mas estou com vontade e já estou me preparando para ir é o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em junho lá na Califórnia, nos Estados Unidos. Eu sempre vislumbrei esse campeonato, sempre quis competir nele”.

Inspiração paterna

O contato de Lucas Porto com as artes marciais teve início por incentivo das conquistas de seu pai Ailton Rodrigues, o Ailton Bitú, que também era atleta de artes marciais e morreu em outubro de 2022 após ser internado por conta de uma síndrome linfática renal, e ter tido complicações em razão de uma embolia pulmonar. Mas a morte do pai não desanimou o filho campeão que naquele mesmo ano se tornou bicampeão no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu pela CBJJE. 

Além desse título especial, ele tem somado vários outros na carreira como os de campeão paulista, campeão sul-americano, bicampeão pan-americano, tricampeão brasileiro, campeão internacional e campeão da taça São Paulo. Em meio a tanto talento, o jovem campeão ainda dá conta de conciliar tatame com os estudos na Fisioterapia. É que depois de formado ele quer se dedicar exclusivamente à fisioterapia esportiva para atender lutadores no futuro.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem