CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Engenharias dão estímulo para iniciação científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

São comemorados por alunos, professores e coordenadores os bons resultados obtidos com o Sarau Científico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo (Fepp); iniciativa do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Inovação. Foram apresentados 15 trabalhos de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química. As apresentações ocorreram no espaço Torre de Cristal, na noite de 21 de março, no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente.

A finalidade de fazer um evento descontraído e eclético foi alcançada, “onde a discussão e a troca de ideias sobre as pesquisas das engenharias foram o maior ativo do evento e claro sem faltar pipoca, música e boas conversas entre os participantes”, diz o professor Bruno César de Castro Cardoso que junto com Bruna Bessa Rocha coordenou o evento, com o apoio dos coordenadores dos cursos.

Leve e envolvente 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Marcela do Carmo Vieira reafirma que a descontração teve como proposta tornar o tema iniciação científica, pesquisa e ciência leve e envolvente. “Os estudantes que tiveram a oportunidade de falar sobre suas pesquisas, mostraram como a participação em projetos pode ser gratificante”, pontua.

“Os colegas que assistiram se entusiasmaram e no final do evento já estavam à procura dos docentes, querendo mais detalhes de novos projetos que pudessem participar. Acredito que o evento alcançou efetivamente seu propósito de divulgar e compartilhar o que os docentes e estudantes têm realizado, além de despertar a curiosidade de novos participantes para futuros projetos”, comenta Marcela que acredita que uma sementinha foi plantada.

Amadurecimento dos Alunos

A professora Dra. Maira Rodrigues Uliana afirma que participar, acompanhar as apresentações e ver o debate e contribuições geradas nas apresentações foi muito gratificante; e evidência a importância do amadurecimento dos alunos nas apresentações e nos posicionamentos deles frente aos questionamentos.

“Foi muito bom ver os alunos como protagonistas na apresentação das suas pesquisas. Senti que conseguimos, por meio do evento, mostrar ao pessoal que a pesquisa é essencial para o desenvolvimento da sociedade e que não é um bicho de sete cabeças", avalia do professor Vitor Girardi. Os alunos Altair Junior Carrion Cerialli e Matheus Rodrigues Gonçalves do curso de Engenharia Química apresentaram o trabalho “Análise da potencialidade da produção de bioetanol a partir da casca de amendoim” sob a orientação da professora Dra. Patrícia Antunes.

Habilidades importantes

Os estudantes relataram que, apesar do nervosismo inicial, a apresentação foi boa e as contribuições pós-apresentação foram bem vindas. “Esta troca de experiências e apresentações em público são habilidades socioemocionais importantes para todos os alunos, além de gerar conhecimento por meio da pesquisa”, afirma a Dra. Patrícia, coordenadora do curso de Engenharia Química.

Ingressante do curso de Arquitetura e Urbanismo, a aluna Julia Chiari Bertolli Silverio se mostrou bastante interessada em desenvolver pesquisas e já solicitou mais informações para a coordenação do curso. A Bianca Figueiredo da Silva, do mesmo curso, foi espectadora e saiu interessada nos temas de projetos apresentados. Guilherme Costa, do curso de Engenharia Civil, apresentou a sua ideia de projeto e já tem o apoio e orientação do professor Bruno Cardoso para a execução.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem