CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação de saúde em Taciba contribui para estimular prevenção

Rastreio busca a população sem o hábito de cuidados prévios, com a contribuição de estudantes de Enfermagem e Psicologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Ação de saúde em Taciba contribui para estimular prevenção
Aferição de pressão e teste de glicemia por alunas do curso de Enfermagem da Unoeste

 

Como parte das atividades da Semana Nacional da Saúde em Taciba, ação de interação comunidade e universitários serviu como rastreio para ampliar a busca da população por serviços de prevenção, considerando as pessoas que ainda não têm o hábito de procurar os serviços da unidade ou das estratégias de saúde. Razão pela qual a secretária municipal, a farmacêutica bioquímica Narria Nain Calixto de Oliveira, disse ter buscado a parceria da Unoeste para realizar a ação durante a manhã de sábado (6) na quadra de esportes Rafael Francisco Teodoro de Souza.

As atividades práticas estiveram voltadas à conscientização e melhora da saúde e do bem-estar de moradores da cidade; alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao objetivo 3 que é o de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. As temáticas aplicadas na ação foram as de prevenção e controle de doenças; promoção da saúde mental; e estilo de vida saudável. Aferição de pressão arterial e teste de glicemia (diabetes) constaram dos atendimentos.

Serviços prestados

Dezenas de pessoas foram atendidas pelas alunas do curso de Enfermagem, Bianca Barbosa Dutra e Vitória Thomaz Santos Bernardino. Pelo curso de Psicologia atuaram as alunas Rubia Gonçalves Lipari e Lanna Batista Moreira, atendendo crianças com jogos educativos, tais como jogo da memória e jogo Hanói, um quebra-cabeça com pinos. O professor Josué Pantaleão, responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, ofereceu oficina de arte e artesanato de decoupage (arte de decorar um objeto) em tábua de carne, com a aplicação de imagem em papel e pintura.

Foto: Homéro Ferreira Jogo da memória esteve entre as atividades proporcionadas por alunas do curso de Psicologia
Jogo da memória esteve entre as atividades proporcionadas por alunas do curso de Psicologia

Pelos cursos de Pedagogia, presencial e a distância, a professora Denise Alessi Delfim de Carvalho conduziu atividades lúdicas e psicomotoras para crianças, com pinturas em desenhos e produção de slime, uma geleca maleável de diferentes cores. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou às crianças escorregador inflável e cama elástica; também como parte da estratégia de atrair as famílias. Ainda ofereceu orientação de saúde bucal e contou com a atuação da Equipe de Combate às Arboviroses de Taciba (Ecat); doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos.

Parceria e gratidão 

O prefeito Alair Antônio Batista esteve presente. Ele disse que o município presta ótimos serviços de saúde e agradeceu mais uma parceria da Unoeste. A secretária Narria, egressa do curso de Farmácia e Bioquímica da Unoeste (instituição onde a filha Iascara cursa Medicina Veterinária), contou que o atendimento diário é de 150 pessoas em média, considerando os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), três Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e a Farmácia Central. A ampliação de horários de atendimentos está entre as medidas para alcançar maior número de moradores.

A UBS tem atendido aos sábados e domingos até às 13h e os serviços odontológicos também são prestados em horário estendido, das 17h às 21h. Anualmente é realizada a Feira da Saúde e ocorrem realizações pontuais como a programada para esta segunda semana de abril em Taciba, com exame de Papanicolau (preventivo do câncer de colo de útero) e mamografia na Carreta do Hospital de Amor de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. A ação em Taciba contou com o suporte da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), representada por Richard Nazaré.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem