CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa sobre escolarização de soropositivo ganha projeção

Alcance internacional acontece com aluno da Unoeste fazendo doutorado sanduiche na Universidade Aberta de Portugal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Pesquisa sobre escolarização de soropositivo ganha projeção
Rafael dos Santos Reis: doutorado sanduiche de seis meses em Lisboa

A temática e a qualidade da pesquisa sobre escolarização de soropositivo ganha projeção internacional com o aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, Rafael dos Santos Reis, ao ser contemplado com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE). Durante seis meses parte da pesquisa será trabalhada na Universidade Aberta de Portugal.

Formado em filosofia, o doutorando tem o seu estudo voltado para a diversidade vista pelo sentido filosófico da indiferença. A tese em produção tem como título “Para além dos muros do preconceito: uma análise quanto ao processo de escolarização de pessoas soropositivas”. Na coleta de dados, Rafael fez as entrevistas em Presidente Prudente. A análise dos dados ocorrerá em Lisboa.

Orientação e supervisão 

A orientação da condução da pesquisa, no que está implícita a produção da tese, é da professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos que lidera o Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Educação Inclusiva, do qual Rafael faz parte. Na Universidade Aberta de Portugal, o doutorando terá a supervisão da Dra. Cristina Vieira, pesquisadora da área de saúde. 

A estada em Portugal também permitirá a participação em seminários e em grupos de estudos. Rafael viaja no próximo dia 12, com o retorno previsto para o final de setembro. A trajetória acadêmica de Rafael começou com a graduação em Marília e passou pelo mestrado em Maringá, com o doutorado em Presidente Prudente, onde mora a sua família.

O PSDE tem o aporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, que oferta mestrado e doutorado, é vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), cujo pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi tem apoiado a estimulado os programas a cumprirem o requisito da internacionalização que é avaliado pela própria Capes.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem