CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fórum Científico debate o enfrentamento das hepatites

Promovido pela Liga de Saúde Coletiva da Unoeste Guarujá, evento reuniu profissionais e estudantes da área da saúde para discutir diagnóstico, prevenção e políticas públicas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Karen Cunha Fórum Científico debate o enfrentamento das hepatites
Fórum Científico promoveu debate sobre diagnóstico, prevenção e políticas públicas de saúde

O 1º Fórum Científico de Hepatites reuniu especialistas e estudantes da área da saúde, na noite de sexta-feira (17), na Unoeste Guarujá. Organizado pela Liga de Saúde Coletiva e orientado pela professora dra. Maira Malta, o evento teve como tema “Cenário atual das hepatites virais no Brasil: refletindo sobre os avanços, os entraves das políticas públicas e os caminhos possíveis para o controle dessas infecções”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Marcos Montani Caseiro, médico infectologista, que trouxe uma análise sobre o panorama atual das hepatites no país e reforçou a importância do olhar clínico e da escuta ativa no processo diagnóstico.

“Há um entendimento coletivo de que tudo que é amarelo é hepatite viral, e isso é um mito. Existem outras doenças que podem causar sintomas semelhantes, como a leptospirose. Para chegar a um diagnóstico, é preciso gostar de gente e, mais que isso, conversar com o paciente. 87% dos diagnósticos saem de uma conversa clínica. Por isso, antes de tudo, é preciso ser um bom profissional da saúde, não basta apenas conhecimento”, afirmou.

Foto: Karen Cunha Dr. Marcos Caseiro destacou a importância da escuta clínica no diagnóstico das hepatites virais
Dr. Marcos Caseiro destacou a importância da escuta clínica no diagnóstico das hepatites virais

Após a apresentação, o fórum seguiu com uma mesa de discussão interdisciplinar que contou com a presença do Dr. Geraldo Alécio, farmacêutico, da Dra. Lúcia Lago, médica pediatra, do Dr. Orival Silva, infectologista, e da Dra. Aline Cacozzi, psicóloga. Os convidados abordaram temas como diagnóstico precoce, políticas públicas, testagem, prevenção e o papel das equipes multiprofissionais no cuidado integral ao paciente.

Segundo a presidente da Liga de Saúde Coletiva, Victória de Souza Brandão Santos, o objetivo do evento foi promover o aprendizado coletivo e estimular a troca de saberes entre diferentes áreas da saúde.

“Nossa Liga vem trazendo atividades que não apenas agregam ao curso de Medicina, mas também a todas as áreas da saúde. Acreditamos que a medicina sozinha não é capaz de fazer a diferença na vida da população. A saúde coletiva tem esse olhar ampliado, que valoriza o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. Por isso escolhemos esse tema, que é de interesse comum entre os cursos”, destacou.

O Dr. Geraldo Alécio também ressaltou o protagonismo dos estudantes na organização do fórum e a relevância de ações acadêmicas voltadas à formação científica e social.

“É muito importante perceber que são os nossos alunos que estão organizando este evento. Parabéns a vocês e ao grupo seleto que está aqui hoje. Tenho orgulho dessa universidade e do quanto estamos transformando o Guarujá. A cada encontro acadêmico, nos capacitamos, discutimos e trazemos inovação e avanços para a região”, afirmou.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem