Profissões em destaque e sonhos em construção na Unoeste
A prova do Concurso de Bolsas foi realizada neste domingo (26) e movimentou o campus 2; gabarito oficial será divulgado ainda hoje
Outubro foi um mês especial para diversas profissões. Engenheiros civis, dentistas, matemáticos, repórteres policiais, professores, fisioterapeutas e designers de interiores tiveram seus dias de celebração — e, na Unoeste, também foi tempo de celebrar o futuro. Neste domingo, 26 de outubro, o campus 2 da universidade recebeu centenas de candidatos para o Vestibular Concurso de Bolsas, que oferece bolsas de até 80% durante toda a graduação.
A manhã foi marcada por entusiasmo, expectativa e muita dedicação. Os participantes aproveitaram a oportunidade para dar o primeiro passo rumo à formação profissional e à realização de seus sonhos, em uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino e infraestrutura de excelência.
Natural de Santo Inácio, no Paraná, Giovanna Marrafon Ribeiro estudou no Colégio Carlos Drummond de Andrade, em Colorado, e veio acompanhada dos pais Wesley de Oliveira Ribeiro e Rosângela Marrafon Ribeiro, prestar vestibular para Medicina Veterinária, curso que sempre admirou.
“A Unoeste sempre foi uma referência em Medicina Veterinária, um campo que eu admiro muito. Foi uma universidade que escolhi com prioridade. Vim fazer a prova e espero um bom resultado, porque aqui tem uma estrutura excelente”, contou.
Giovanna explicou que o amor pelos animais vem de família e desde cedo participa das atividades no campo. “Sempre gostei de ajudar o meu pai com os cavalos, cachorros e bois. Acho que, quando a gente faz o que ama, se dedica de verdade. Quero seguir nessa área porque me identifico com o campo e com o cuidado aos animais”, disse.
Com otimismo, ela encerrou falando sobre o momento da prova. “Vai dar tudo certo, se Deus quiser! Quero fazer uma boa redação, responder tudo direitinho e, quem sabe, conquistar a bolsa. Estou confiante”, afirmou sorrindo.
Trocando o DDD 067 pelo 018
De Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, Luiz Gabriel Cardoso da Silva escolheu o curso de Fisioterapia por seu interesse crescente na área da saúde. “Ando me interessando muito pela área da saúde, especialmente pela parte de terapia e movimento. Fisioterapia me encanta. Descobri que a Unoeste tem um ótimo campus e uma instituição muito reconhecida, então pensei: por que não tentar?”, explicou.
Luiz conheceu a universidade por meio da namorada. “Hoje, estamos os dois fazendo a prova, e se Deus quiser, a gente vai conseguir a bolsa juntos!”, contou animado.
Sobre as expectativas, o estudante demonstrou confiança e bom humor. “Acordei bem, preparado, e acho que vai dar certo. Tenho certeza de que hoje é o meu dia”, disse sorrindo.
Junto com o Luiz vieram também de Bataguassu, a Ana Carolina Patrão Laurentino, o Arthur Ferrari Perezi Pereira e a Valentina Cauneto.
Ana Carolina conta que sua escolha também é pelo curso de Fisioterapia, que considera promissor e gratificante. “É uma área com um mercado muito amplo e que tende a crescer ainda mais. Gosto de ajudar as pessoas de forma direta, e a fisioterapia me permite isso”, contou.
Ela já conhecia bem a Unoeste por ter visitado a instituição em edições anteriores da Feira de Profissões. “Vim três anos seguidos com a escola. Já conhecia os laboratórios e achei tudo incrível. É uma estrutura de primeira”, destacou.
Com o coração acelerado e boas energias, Ana Carolina mostrou-se otimista.
“Acordei tranquila, graças a Deus. O nervosismo é normal, mas tô confiante. Vim com minha mãe, minha irmã e um amigo. Todo mundo tá ansioso! Espero poder atuar na área clínica e ajudar pessoas idosas, como meus avós. Seria muito gratificante”, disse emocionada.
Arthur fez a prova para Engenharia Mecatrônica, uma área que une tecnologia e criatividade.
“Eu sempre gostei de mecânica e de robótica. A Engenharia Mecatrônica junta tudo isso: desenvolvimento, tecnologia, inovação. É o que eu gosto de fazer”, afirmou.
Ele conta que já conhece bem o ambiente da Unoeste. “Vim nas duas últimas Feiras de Profissões e pesquisei bastante sobre o curso. Gostei muito do que vi, principalmente sobre os professores e a estrutura do campus. É tudo muito bom”, destacou.
Já a Valentina escolheu o curso de Psicologia, inspirada na trajetória da mãe, Aline Cauneto, formada pela Unoeste.
“Minha mãe estudou aqui e sempre falou muito bem. Eu gosto da área e quero ver como é o curso de perto. Já conheço a estrutura da universidade, visitei algumas vezes”, contou.
Valentina mudou para Bataguassu recentemente, mas já se prepara para uma nova mudança. “Tô animada e confiante pra prova. Acho que vai dar certo, e quem sabe eu também conquiste uma bolsa”, afirmou.
Sonhos que se encontram nas escolhas do futuro
Cada um com sua história, mas todos com o mesmo objetivo. Os amigos Raphael Leal do Mar, Júlia Brisse Gomes e Suzany Maria Ferreira da Silva vieram de Presidente Bernardes para conquistar a bolsa de até 80% no Concurso de Bolsas da Unoeste.
Raphael Lealdomar contou que sua decisão pelo curso de Ciência da Computação foi resultado de uma mudança de planos e de muitas conversas com profissionais da área.
“Até um tempo atrás eu queria fazer outra coisa, depois pensei em Design de Jogos. Aí conversei com umas pessoas da área e me recomendaram começar com Ciência da Computação, porque tudo envolve código e programação. Decidi seguir esse caminho e, depois que terminar, quero me especializar em jogos, que é o que eu realmente gosto”, explicou.
O estudante disse ainda que já conhecia o campus e elogiou a estrutura.
“Eu vim na Feira de Profissões do ano passado e gostei muito daqui. A estrutura é ótima, a localização é boa e tem bastante coisa por perto. Já fiz o vestibular no meio do ano, então tô mais tranquilo. Claro que dá um frio na barriga, mas dá pra aguentar”.
A amiga Júlia também decidiu apostar em um sonho que começou ainda na adolescência. Apaixonada por cinema, audiovisual e fotografia, ela encontrou no curso de Publicidade e Propaganda a oportunidade de unir tudo o que gosta.
“Desde adolescente, meu sonho era fazer cinema. Sou apaixonada por audiovisual e fotografia, mas queria estudar perto de casa. Um dia vim na Feira e participei da oficina de Comunicação Social. Me apaixonei na hora! Cheguei em casa e falei pra minha mãe: ‘Já decidi, quero Publicidade!’”, lembrou animada.
Júlia também destacou as atividades que a ajudaram a confirmar sua escolha. “Eu e a Suzany adoramos! Foi muito divertido participar do podcast e das gravações em estúdio. Saí de lá com a certeza de que era isso que eu queria”.
A afinidade pela comunicação também conquistou Suzany, amiga de Júlia. Assim como ela, escolheu Publicidade e Propaganda depois de se encantar com o clima acolhedor e a estrutura da universidade.
“Eu queria fazer outro curso, mas quando fui ao estande de Publicidade e Propaganda com a Júlia, a gente se encontrou ali. Foi muito acolhedor, o pessoal foi super simpático, e eu me identifiquei muito com o curso. Além disso, a Unoeste é reconhecida e fica perto da minha casa, o que facilita muito”, contou Suzany.
Olhando para o futuro, ela se mostrou otimista e determinada. “Espero conquistar muitas coisas boas, crescer na área e trabalhar com o que eu gosto. Quero me dedicar e aproveitar todas as oportunidades que vierem”.
Gabarito e resultados!
Fez a prova do Vestibular Concurso de Bolsas e quer saber se mandou bem nas respostas? Fique atento que o gabarito oficial será divulgado ainda hoje nas redes sociais @unoeste. Já o resultado oficial será divulgado, nesta semana, na área do candidato.
Vem pra cá!
A Unoeste oferta mais de 45 cursos no processo seletivo para ingresso em 2026. Se liga nessa chance! Você ainda pode fazer sua inscrição e participar da Prova On-line ou então ingressar diretamente com a sua nota do Enem. No site do Vestibular Unoeste você encontra todas as informações.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste