Mutirão de Dermatologia atende 68 pacientes
A Unoeste, por meio do curso de Medicina e da Liga de Dermatologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um mutirão de dermatologia e pequenas cirurgias para atender pacientes da fila de espera da Central de Vagas de Presidente Prudente. A ação, realizada no sábado (8) pela manhã, no Ambulatório Médico “Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, beneficiou 68 pacientes, com a realização de 16 pequenas cirurgias.
Bruno Alexandre Soto, responsável pelo ambulatório, fala da importância da iniciativa para a população. “O Mutirão de Dermatologia foi organizado para reduzir a fila da especialidade na cidade. Agendamos 68 pacientes e foram realizadas consultas e pequenas cirurgias, contando com quatro médicos nos atendimentos, dois cirurgiões e 12 alunos da Liga de Dermatologia da Unoeste”.
A dermatologista Dra. Mariana Penha ressaltou que, além do atendimento clínico, algumas das cirurgias realizadas no mutirão foram para tratar casos de câncer de pele. “É um trabalho fundamental para diminuir a fila de espera. Temos pacientes com lesões benignas e também com câncer de pele que precisam de remoção cirúrgica. É essencial que os convocados compareçam, pois esse é um momento em que podemos resolver rapidamente problemas que impactam a qualidade de vida”, explicou a médica.
A importância do diagnóstico precoce
A dermatologista Dra. Ana Carolina de Andrade Câmara enfatizou a relevância do acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento de doenças de pele, especialmente o Carcinoma Basocelular (CBC), o tipo de câncer de pele mais comum.
“Apesar de ter baixo risco de metástase, o CBC pode causar destruição dos tecidos locais, principalmente na face, comprometendo a saúde do paciente. No mutirão, realizamos crioterapia, biópsias e outras cirurgias, além de consultas e encaminhamentos para novos procedimentos quando necessário”, explicou.
Pacientes aprovam a iniciativa
Madalena dos Santos Martins participou do mutirão para remover verrugas e elogiou o atendimento. “Fui muito bem recebida e gostei bastante. Minha verruga inflamou e caiu, então resolvi tirar todas. Recomendo para todo mundo que tenha oportunidade”, contou.
Rosimeire Ribeiro de Lima também participou e destacou a importância do evento para dúvidas esclarecedoras. “Saio daqui aliviada. As doutoras tiraram todas as minhas dúvidas e me atenderam muito bem. Para quem tem qualquer preocupação com a pele, recomendo que participe do próximo mutirão. A saúde é prioridade”, afirmou.