4ª edição do Comej conecta teoria com a prática médica
O evento reuniu estudantes e docentes para se aprofundar sobre metabolismo e bem-estar unindo conceitos teóricos a oficinas práticas

A Unoeste recebeu a 4ª edição do Comej (Congresso Médico Estudantil de Jaú), um evento anual que atrai estudantes, docentes e profissionais da saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos. Sob o tema: “Metabolismo, saúde e performance: A medicina na era do bem-estar e da longevidade”, os participantes puderam debater questões relevantes sobre qualidade de vida e avanços tecnológicos, destacando o papel da medicina na promoção da longevidade saudável.
O congresso, que é organizado pelos estudantes do curso de Medicina e representado pelo Centro Acadêmico, optou pelo tema a partir do que tem sido mais comentado e discutido no ambiente científico, no último ano. “Com o envelhecimento da população, cada vez mais a preocupação com a longevidade ganha importância nas discussões da ciência e na vida das pessoas, atraindo estudos e publicações”, comenta Dr. José de Oliveira Costa Filho, coordenador do curso de Medicina.
Ao reunir profissionais da área, estudantes e pesquisadores em torno de temas atuais, o Comej promove a disseminação de conhecimento científico e reforça o papel da educação como agente transformador. “Representa uma importante oportunidade para os estudantes e profissionais da região, visto que oferece momentos de discussões atualizadas com pesquisadores e profissionais de renome, todos reunidos com o objetivo de discutir e compartilhar seus resultados”, comenta Dr. José.
O evento deste ano reuniu palestras, promoveu oficinas práticas que estimularam o desenvolvimento de habilidades, abriu espaço para a apresentação de trabalhos e, acima de tudo, fomentou uma valiosa troca de informações entre os participantes.
Programação
A programação deste ano conseguiu abranger diversos assuntos que fazem parte do cuidado com o bem-estar, o entendimento do metabolismo para uma boa performance e o envelhecimento saudável. “O tema foi extremamente relevante, nas diversas áreas de atuação das especialidades médicas. Os estudantes tiveram a oportunidade de lapidar suas escolhas e focar nas futuras especialidades”, comentou Dr. Vinicius Coralino, professor de Medicina na Unoeste e palestrante do evento sobre metabolismo e funcionamento cerebral.
“É uma área relevante, e a palestra teve o objetivo de tornar o assunto mais palatável. Os alunos têm uma dificuldade muito grande de compreender temas da neurociência, então é interessante nos preocuparmos com esse tipo de assunto para deixá-lo de uma maneira mais amistosa”, finalizou.
Além das palestras, o Comej contou com oficinas que puderam trazer a parte prática para dentro da sala de aula, proporcionando um primeiro contato com aquilo que os estudantes vão encontrar na rotina da profissão.
“Inicialmente, é importante deixá-los interessados e mais comprometidos ao longo dos anos. Outro aspecto fundamental é também ter o primeiro contato com as áreas mais avançadas da faculdade que vão ser necessárias para desenvolver as habilidades como médico lá na frente”, comentou o Dr. Estevam Luna, que conduziu duas oficinas durante o congresso sobre técnicas de intubação orotraqueal.
Para os futuros médicos, as oficinas práticas representam uma ponte entre o conhecimento teórico, aprendido dentro da sala de aula, e a realidade concreta das ações realizadas no dia a dia. Elas proporcionam um ambiente para a aplicação de habilidades técnicas, desde a realização de suturas e imobilizações até a execução de procedimentos mais complexos.
“O congresso é uma oportunidade de unir o aprendizado com a prática, deixando o aluno mais seguro de si quando, de fato, for executar algum procedimento. Além disso, proporciona um conhecimento adicional sobre determinada área e pode despertar uma curiosidade, uma paixão, por aquilo que estão acompanhando”, comentou professora Thais Travaglia, responsável por compartilhar suas experiências e ensinar os alunos na oficina de movimentação de vítimas de trauma.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste