Últimos dias do IR: alunos e professores orientam público
Serviço gratuito vai ajudar contribuintes que tenham dúvidas sobre o que declarar e os primeiros passos para montar o documento; atendimento é feito no campus 2 da Unoeste


Na reta final para fazer a declaração do Imposto de Renda, professores e estudantes de Ciências Contábeis da Unoeste estão prestando auxílio a quem tem dúvidas para preencher o documento. O atendimento gratuito já começou e é realizado no Escritório Piloto de Contabilidade (sala 315 B), no campus 2, em Presidente Prudente.
Esse serviço é feito às segundas, quartas e sextas, das 8h às 13h, e às terças e quintas, das 13h às 18h. O objetivo é trazer uma orientação a todo o público sobre o que precisa ser declarado e também, auxiliar quem precisa dar os primeiros passos para a montagem desta declaração, com serviços como a criação de senha do Gov.br (sistema do governo federal).
Segundo o professor Lucas da Silva Pereira, estar em dia com essa obrigação é fundamental para prevenir problemas futuros com o CPF. “Se a pessoa não declara, fica com CPF irregular. Isso acarreta dificuldades para obter crédito, contratar serviços, realizar transações financeiras, emitir documentos importantes e participar de certas atividades que exigem a regularidade do CPF”, explica.
O professor ainda destaca que o serviço não irá fazer o preenchimento do IR para o contribuinte, mas sim sanar as dúvidas que surgem quando o documento começa a ser feito - como os programas que precisam ser usados, como funciona a declaração e o que não pode ficar de fora, impedindo que a pessoa caia na malha-fina. Quem tiver as dúvidas também podem levar documentos, para facilitar o esclarecimento.
Esse trabalho de orientação já começou com colaboradores da Unoeste na semana passada e realizou cerca de 60 atendimentos. Este ano, o curso de Ciências Contábeis da Business School Unoeste (BSU), firmou uma parceria com a Receita Federal para a implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
Segundo a Receita Federal, mais de 36 mil declarações já foram entregues em Presidente Prudente. No ano passado, foram quase 65 mil enviadas.
O prazo para declarar o IR termina no dia 30 de maio. O valor anual de rendimentos tributáveis que exige a declaração foi ajustado de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00.
O Programa Gerador de Declaração (PGD) pode ser baixado no site da Receita Federal. A declaração também pode ser feita de forma on-line pelo sistema Gov.br ou pelo app Receita Federal – inclusive, com a declaração pré-preenchida. Já o calendário de restituições começa no fim de maio.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste