EcoSaúde arrecada 2,6 t de e-lixo e presta serviços de saúde
Foram 455 pessoas que passaram por atendimentos, sendo que o evento cresceu 18,8% em arrecadação e 405,5% em bem-estar

Pelo segundo ano consecutivo, o campus da Unoeste em Jaú realizou o EscoSaúde que no sábado (17) foi centralizado na praça do Centenário, ao lado do rio que tem o mesmo nome da cidade.
Este ano, o EcoSaúde cresceu significativamente em relação ao ano passado, com a arrecadação saltando de 2,2 para 2,6 toneladas, o que representa 18,8% a mais; e os atendimentos foram de 90 para 455, atingindo 405,5% a mais.
As mais de duas toneladas e meia arrecadadas em gincana escolar e na ação aberta à população poderiam contaminar o meio ambiente, mas ganharam destinação correta para empresa devidamente certificada a este tipo de reciclagem.
Também na praça foram prestados serviços de saúde por alunos, orientados por professores. Foram realizados 455 atendimentos, sendo a maioria no período da manhã, O evento ocorreu das 8h às 17h.
Cursos envolvidos: Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia. A professora doutora Rafaela Fadoni Alponti, responsável pela extensão no campus, atuou na organização e acompanhou do começo ao fim.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi esteve presente, com envolvimento em todas as etapas. A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (Abree) também se fez representar.
Parceria muito importante
Pela Abree compareceram o gerente de operações Robson Diego de Almeida e gerente de operações Fernando Rodrigues. A Prefeitura envolveu diretamente as secretárias municipais da Educação, Saúde, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.
Também esteve envolvido na parceria o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). O prefeito Ivan Cassaro esteve presente e disse que o EcoSaúde é uma das atuações da Unoeste em parceria com a Prefeitura em prol da comunidade.
O prefeito classificou o trabalho conjunto como muito importante e afirmou que a Unoeste para a cidade é uma benção de Deus. Morador de Jaú há 46 anos, o jornalista José Henrique Teixeira destacou pontos relevantes em relação à universidade.
“A Unoeste está entre as coisas mais importantes da história recente de Jaú”, pontuou para citar benefícios gerados à população como obras e equipamentos em unidades de saúde, fomento à economia pela comunidade estudantil e ações comunitárias.
“As autoridades elogiam e agradecem a Unoeste. A população reconhece o quanto a universidade é importante para a cidade”, disse o veterano profissional da comunicação que há 23 anos atua pela Rádio Jauense, após passagens em jornais de Bauru e Jaú.
Prestigiaram o EcoSaúde os secretários municipais da Educação, Andreia Galazini; do Meio Ambiente, Renan Nachbal, e Mobilidade, Márcio Almeida. Vereadores: Fernando Toledo, Magesto, Jé Vieira Lampião e Rafaela Hernandes, vice-presidente da Câmara.
Nove escolas envolvidas
A arrecadação na praça foi de 1.673 kg e em nove escolas 929,10 kg. O maior volume foi da Escola Técnica (Etec) Joaquim Ferreira do Amaral, com 604 kg. O coordenador do ensino médio e técnico, professor Evandro Picori, foi receber a premiação.
A grande mobilização que resultou no 1º lugar da gincana foi dos alunos do ensino médio, que estudam em período integral. A Etec se envolve em outros eventos das Unoeste, onde o coordenador faz mestrado em Educação.
Sua orientação é da professora doutora Camélia Santina Murgo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) que em Prudente tem turmas de mestrado e doutorado; e em Jaú, a turma de mestrado.
O professor Josué Pantaleão, responsável pelo Programa Unoeste + Cultua, esteve em Jaú e articulou, nos dois dias que antecederam, a finalização da gincana, com a pesagem, recolhimento do material e preparação da premiação.
Os prêmios consistiram em bolas, coletes de práticas esportivas, redes de vôlei e futsal, cabendo ao 1º lugar o um kit completo e para as demais uma parte do kit. O 2º lugar foi da Escola Municipal Comendador José Maria de Almeida Parado.
O 3º ficou com a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Camargo Mello. As demais: Isa Rosa Mendes, Lúcia Sampaio, Lopes Rodrigues, São Lucas, Helena de Castro e Porto Alvorada.
Premiação e sorteio
Durante a premiação, o Dr. Adilson enalteceu a participação das escolas nas pessoas dos diretores, coordenadores, professores e alunos, colocando a Unoeste à disposição. Pela Abree, Robson disse que a associação quer promover muito a área da educação ambiental.
Enquanto os secretários estavam em outro evento, pela Educação, Alessandra da Silva Alonso, e pelo Meio Ambiente, Cristiane Gruntmam, agradeceram os parceiros e, em especial, a iniciativa da Unoeste.
Entre 145 pessoas que levaram e-lixo ao posto de arrecadação, oito foram sorteadas com bicicletas: José Guarrido, Maria Salete Romário, Daicy Kakon, Joaquim Zapoteiro Franco, João Augusto Baldo, Eloisa Firmin, Antonio Carlos Fazano Neto e Leuci Capelim.
No preenchimento dos cupons, cada participante colocou seu o nome e o número de telefone. Os quais passaram a ser contados nesta segunda-feira (19) para a retirada das bicicletas no campus da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste