CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Ernesto Haberkorn conhece laboratórios em Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Um dos pioneiros da programação no Brasil, co-fundador da TOTVS (empresa de tecnologia líder de mercado no país) e autor de 14 livros, Ernesto Haberkorn esteve em Presidente Prudente nesta quinta-feira (3) e antes de realizar uma palestra na Fundação Inova Prudente, conheceu a estrutura oferecida pela Unoeste aos alunos. 

Durante a visita, Ernesto esteve no Arena Lab, sala tecnológica que permite o aprendizado por meio de jogos interativos e imersivos; a Sala Betha, ambiente com mesas interativas e inovações no aprendizado; e laboratórios como o Laboratório Multidisciplinar de Inovação e Tecnologia (LabMit), todos no campus 1. 

Ernesto já tinha conhecido a estrutura da Unoeste em Guarujá, mas esteve no campus de Presidente Prudente pela primeira vez – e disse ter se surpreendido. Considerou a estrutura como “espetacular”

“É fantástico isso para o ensino. Cada vez o aluno precisa enxergar o conteúdo de forma real, interativa”, conta. 

No contexto educacional, ele acredita que inovações como as oferecidas pela universidade são grandes diferenciais, em um contexto de mudanças profundas na forma de ensinar e em como as pessoas consomem informação. 

“A educação está mudando muito. Hoje as pessoas não leem tanto, surgiu a Inteligência Artificial. Inclusive, a Inteligência Artificial está substituindo nossa mente com uma perfeição incrível. Então, a gente vai ter que se acostumar e saber usá-la. Nos próximos anos, vamos ter uma transformação muito grande na educação”, relata. 

Ernesto foi recepcionado pelo designer instrucional, Antônio Sérgio Alves de Oliveira. Durante a visita, conversou com a equipe da Unoeste e depois, teve um encontro com o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; o diretor do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Pedro Sergio Mora Filho; e o assessor de reitoria, jornalista Ismael Silva. 

História na tecnologia

Ernesto Haberkorn é ex-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro). Ele é formado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e mestre em Engenharia de Computação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Além de professor em várias faculdades, foi autor de livros na área de TI: Introdução a Análise de Sistemas (1969), Computador e Processamento de Dados (1975), O Computador e a Administração de Empresas (1983), Modelos de Programas em Clipper (1985), Modelos de Programas em Delphi (1990), Teoria do ERP (1999), Contabilidade inside ERP (2000), Genoma Empresarial (2002), Gestão Empresarial com ERP (2004, 4. edição ampliada em 2008), Um Bate-Papo sobre T.I. (2007), Programação AdvPL (2008), e Tecnologia de Hardware.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem