CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste amplia formação médica com experiência em Coimbra

Parceria com instituição portuguesa alia ensino, cultura e prática hospitalar, reforçando a formação de estudantes de Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste amplia formação médica com experiência em Coimbra
Intercâmbio promoveu integração com equipes multiprofissionais portuguesas

Durante quinze dias, estudantes de Medicina da Unoeste Guarujá participaram de uma imersão acadêmica e cultural em Coimbra, Portugal. A experiência fez parte do Programa de Internacionalização da universidade, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), e ofereceu às alunas uma formação ampliada, aliando teoria, prática e troca de conhecimentos com profissionais de referência na área da saúde.

De centros de simulação clínica a hospitais universitários, passando por projetos de extensão e atividades culturais, o estágio foi cuidadosamente estruturado para proporcionar uma visão global da Medicina, aproximando as estudantes da realidade do sistema de saúde europeu.

Uma imersão entre hospitais, universidades e cultura

A jornada teve início no dia 30 de junho, com recepção oficial no campus da ESEnfC. As estudantes mergulharam no ambiente acadêmico da instituição, conhecendo os laboratórios, centros de simulação e grupos de pesquisa. Em seguida, a rotina incluiu visitas ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), ao Hospital Pediátrico e à Maternidade Bissaya Barreto.

Além das atividades hospitalares, as alunas participaram de apresentações sobre o sistema nacional de saúde português, acompanharam projetos de preparação para o parto e parentalidade e vivenciaram o funcionamento de equipes multiprofissionais em diferentes contextos assistenciais.

Formação médica conectada com o mundo

Coordenadora do programa e responsável pelo acompanhamento das estudantes em Portugal, a professora doutora Maíra Barreto Malta avalia a experiência como essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios da saúde em escala global.

“Este programa de internacionalização, visa proporcionar aos nossos estudantes experiências formativas em contextos acadêmicos e assistenciais diversos, ampliando sua compreensão sobre os sistemas de saúde e fortalecendo competências técnicas, humanas e interculturais. A receptividade da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foi exemplar, favorecendo uma imersão rica e qualificada. Essa parceria representou um passo importante para a consolidação de uma formação médica conectada com os desafios globais e para a ampliação de oportunidades em novas instituições de ensino e pesquisa internacionais,” afirma.

Entre as participantes, a estudante Isabela Romancini, do 8º termo, destaca o impacto da vivência em sua trajetória.

“A medicina vai muito além dos livros. Ela se constrói nas trocas humanas e nas vivências práticas. Esse estágio ampliou meu olhar profissional e me fez compreender com mais clareza como o cuidado é ofertado em outros contextos. Foi uma experiência transformadora, que levo comigo para a vida”.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem