Unoeste sedia Conferência de Assistência Social
Com o tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o anfiteatro da Unoeste em Jaú foi palco da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira (11).
Realizado a cada dois anos, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), por meio da Prefeitura de Jaú e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
“A realização da conferência é muito importante, porque ela aproxima quem depende da política pública de assistência social com quem planeja e debate. Então, qualquer pessoa pode trazer as questões do seu bairro, da sua comunidade, e contribuir para o desenvolvimento dessas políticas”, comenta Renato Hilst Ribeiro, presidente do CMAS.
Durante o dia, a programação contou com diversas palestras que discutiram os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos de atuação como política pública fundamental para a garantia de direitos e proteção social no Brasil.
Renato comenta que a metodologia de aplicação vem do Conselho Nacional de Assistência Social. O tema escolhido é o mesmo debatido em todo o país.
Para ele, a Assistência Social pode aumentar o campo de atuação de um profissional de saúde. “Se a gente pensar em um abrigo de idosos, o fisioterapeuta é indispensável, assim como enfermeiros em uma clínica particular. O profissional sabe que pode procurar emprego ou ser contratado por uma organização da sociedade que presta um serviço de convivência, de assistência”.
Ao finalizar, Renato mencionou que a parceria com a Unoeste foi importante por viabilizar a realização da conferência. “Nós buscamos um lugar em Jaú com acessibilidade, com boa estrutura e estacionamento. Ter realizado o evento aqui no campus foi importante para nós”.