CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conquista do Top Espanha resulta da dedicação e do esforço

Desempenho acadêmico nas aulas do curso de Nutrição é complementado com atividades incluindo iniciação científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Conquista do Top Espanha resulta da dedicação e do esforço
Mariana em frente ao prédio dos cursos internacionais da Universidade de Salamanca

A mais recente contemplada da Unoeste em Prudente pelo Top Espanha, programa de aprimoramento do conhecimento no idioma e na cultura espanhola, reafirma o quanto é importante a dedicação e o esforço do estudante.

Mariana Nezi Santana havia tentado ser selecionada na edição anterior, mas apesar do bom desempenho acadêmico (histórico escolar) não conseguiu e entendeu que deveria melhorar a sua apresentação com os comprovantes de atividades realizadas.

Na nova inscrição juntou os certificados de monitoria, participações em congressos e atuação em iniciação científica, dentre outros. Deu certo e passou três semanas de julho extraindo o máximo da oportunidade proporcionada pelo banco Santander.

Grande parte de suas atividades foi na Universidade de Salamanca que tem um rico histórico de 807 anos, sendo a mais antiga da Espanha e uma das mais antigas da Europa. Teve aulas diárias do idioma nativo.

História, cultura e cozinha 

Os 80 brasileiros selecionados para o intercâmbio do Top Espanha foram divididos em grupos por teste de nivelamento em língua espanhola, matriculados para aulas diárias das 8h às 10h e um curso adicional.

A escolha de Mariana foi por História Contemporânea e Cultura Espanhola. Mas, também aproveitou a oficina de cozinha espanhola, por conta de sua formação em Gastronomia e estar no final do curso de Nutrição.

Também participou de visitas guiadas na universidade e na cidade de Salamanca; e da excursão gratuita para Toledo. Seu encantamento foi com a arquitetura, devido a sua paixão por história.

Pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), agência da ONU (Organização das Nações Unidas), Salamanca é declarada conjunto histórico e cidade patrimônio da humanidade.

Foto: Cedida Grupo de 80 estudantes brasileiros selecionados pelo Top Espanha 2025, prontos para a viagem
Grupo de 80 estudantes brasileiros selecionados pelo Top Espanha 2025, prontos para a viagem

O ‘sabor’ do intercâmbio 

Sobre o sabor desse intercâmbio, disse que não tem como não ser o tinto de verano (coquetel de vinho, com uma espécie de limoneto), adocicado e cítrico, que combina com o calor do verão de lá, a cultura e o idioma bem marcante, como o vinho.

Sobre a instituição de origem e a de destino, disse que não dá para comparar em tradição; mas que em estrutura, modernidade e assistência ao aluno, a Unoeste está no caminho certo; e não perde em nada para a Universidade de Salamanca.

Além da conquista pessoal do intercâmbio na Espanha, proporcionado por convênio da Unoeste com o banco Santander, Mariana foi contemplada com outro curso de língua espanhola, em nível avançado e para ser realizado a distância.

Esta não foi a primeira vez que Mariana esteve no exterior. A primeira foi nos Estados Unidos, logo após a graduação em Gastronomia e em dois momentos. Primeiro em 2019, por três meses em Leesburg, no estado da Virginia.

Trainee nos Estados Unidos 

Por causa da pandemia do coronavírus teve que voltar ao Brasil, mas retornou em 2020 e ficou mais de 1 ano na cidade Saint Michaels, no estado de Maryland. Atuou como trainee, o equivalente a jovem aprendiz no Brasil, em um resort.

Em seus estudos, estágios e outras vivências como as duas internacionais, Mariana conta que tem o apoio de seus pais, os comerciantes aposentados e que atuam em alguns projetos pessoais, Celso Corbalan Santana e Sueli dos Santos Nezi Santana.

São moradores de Santo Anastácio e os outros dois filhos também são formados pela Unoeste: Ricardo Nezi Santana é médico e Beatriz Nezi Santana é arquiteta e urbanista. Em sua terra natal, Mariana fez o ensino médio no Colégio Máximus/Sistema Anglo.

Na Unoeste, teve respaldo institucional do Departamento e Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica – instalado no Bloco 2 do campus 2, junto as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação; Extensão a Ação Comunitária – em contato com Rúbia Boni Fajardo.  

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem