Encontro discute sobre marketing de propósito
Carolina Mussolini, jornalista e gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Rio Paraná, foi a convidada do 2º Encontro de Marketing, na Unoeste

O auditório Buriti ficou cheio durante o 2º Encontro de Marketing da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, na noite desta quinta-feira (28). O evento, que faz parte dos 30 anos da escola, trouxe tendências e insights da área. A jornalista e gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Rio Paraná, Carolina Mussolini, foi a convidada da noite.
“Hoje, o consumidor mudou. As formas de consumir também são diferentes, então, as pessoas não compram mais por comprar. Elas olham as marcas, elas escolhem. A gente tem esse poder de escolha, tanto que o marketing não é mais focado no produto, ele é focado nas pessoas. A gente precisa pensar nisso, para que as próprias marcas sejam valorizadas e sejam reconhecidas por isso, porque senão caímos justamente no discurso vazio: greenwashing ou social washing”.
Para ela, a autenticidade é fundamental. “É muito fácil descobrir quando a marca faz algo fake, então precisamos estar alinhados quanto ao nosso discurso, para que ele realmente seja verdadeiro e o público se interesse pela oferta que estamos fazendo”, diz.
O coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing, Tchiago Inague Rodrigues, ressaltou a relevância do tema. “O evento trouxe conteúdo, ensinamentos importantes e, além disso, para o aluno, é legal ver como o mercado está se portando diante da demanda, da procura, da oferta, no que ele vai trabalhar daqui algum tempo”.
Para a aluna do 2º termo de marketing, Karla Beatriz dos Santos Arranzato, de 22 anos, o evento levantou o debate sobre o poder social da profissão. “O que a Carol compartilhou hoje foi muito importante para a gente entender a importância da nossa responsabilidade dentro do mercado, porque até então aquilo que a gente apresenta é o que o público deseja ver, e levar a verdade, trazer uma marca que leve esse cooperativismo como a sociedade em si, traz uma abrangência da verdade, mas ao mesmo tempo tem um poder social de influenciar alguém”.
A aluna do 2º termo de Publicidade, Melissa Oliveira, 19 anos, ressalta que foi possível refletir sobre a importância da cooperação. “Eu acredito que para cooperar, é necessário ter propósito. Todo propósito é baseado a partir de união, ideias, pensamentos e principalmente em ações. Para a cooperação existir é necessária ação. Isso foi muito bem abordado pela Carolina, porque ela trouxe ação social como o pilar base para as nossas atitudes futuras.
Calendário
A professora e responsável pelo evento, Giselle Tomé, ressalta a importância de eventos como esse para saber como as empresas estão trabalhando a questão do marketing e ver que o consumidor está em constante evolução, que o comportamento muda e que as empresas e os profissionais precisam estar atentos.
“Não dá para pensar só na marca, ela tem que ter conexão, tem que estar preocupada com o seu cliente. A lealdade do consumidor é essencial para a sobrevivência em um mercado altamente competitivo”.
Participaram do 2º Encontro alunos dos cursos de Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis.
(Texto: Guilherme Oliveira, aluno do 2º termo de Publicidade e Propaganda)
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste