Fórum Científico destaca pesquisa em cirurgia
A Unoeste Guarujá promoveu mais uma edição do Fórum Científico na última quinta-feira (21). O encontro reuniu estudantes e professores em um espaço de troca de conhecimentos e incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas.
O destaque desta edição foi a apresentação do projeto “Revisão sistemática comparativa da eficácia entre as soluções de clorexidina e iodo polivinilpirrolidona na prevenção das infecções do sítio cirúrgico”, apresentado pelo acadêmico Gustavo Del Corço Guedes, sob a orientação do professor Marcilio Jorge.
Segundo o estudante, a pesquisa tem como objetivo analisar qual das soluções apresenta melhores resultados na prevenção de infecções hospitalares. “A gente vai analisar dois degermantes usados para limpar a área da cirurgia, avaliando o uso adequado e qual deles apresenta melhores resultados. Nossa hipótese é de que a clorexidina seja mais efetiva na prevenção de infecções no centro cirúrgico, em comparação com a iodopovidona”, explicou Gustavo.
A professora Fernanda Machado Rodrigues ressaltou a importância do Fórum como ambiente de aprendizado e divulgação científica. “O objetivo desse fórum científico é discutir a ciência para aprender, falar sobre a metodologia, ter conhecimento sobre outras pesquisas e o que a comunidade acadêmica está fazendo. Não é uma avaliação, mas sim uma apresentação com a finalidade de divulgar a ciência”, destacou.
Cada apresentação do Fórum tem duração de até 30 minutos e é seguida por um espaço de perguntas, sugestões e debates, enriquecendo a experiência dos participantes.