Nead e Grupo Lidera iniciam projeto Evoluir em Prudente
Unoeste será responsável por primeira ação, com o objetivo de levar educação financeira para colaboradores das empresas

Gestores de Recursos Humanos (RH) dos associados ao Grupo Lidera, que reúne empresários de Presidente Prudente e região, participaram da primeira ação do projeto Evoluir, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. O encontro realizado na tarde desta terça-feira (26) apresentou o Programa de Educação Financeira para Colaboradores, oferecido de forma gratuita.
O Evoluir foi criado pelo Grupo Lidera de Empresários de Presidente Prudente e Região com o objetivo de aproximar empresas e instituições de ensino, atuando em duas frentes principais: aperfeiçoar a formação das pessoas que já trabalham nas empresas associadas e facilitar a captação de novos profissionais qualificados para o mercado regional.
O Programa de Educação Financeira do Nead já vem conquistando bons resultados onde foi aplicado, como na Ikeda Alimentos, distribuidora em que já foram realizados encontros com os colaboradores.
“São raras as escolas que têm educação financeira no currículo, essa discussão é muito recente. Por isso, muitos profissionais ficam sem saber como gerenciar financeiramente a sua família, ele mesmo como pessoa física, e isso impacta no dia a dia da organização. Isso aparece por meio de faltas, do turn-over (rotatividade) muito alto. Esses impactos indiretos acabam sobrecarregando a operação, porque o funcionário não consegue ter uma qualidade profissional e nem de vida boa, porque ele está preocupado com a dívida”, explica o diretor do Nead, Pedro Mora.
Segundo o secretário executivo do Grupo Lidera, Wilson Kunze, a presença expressiva dos gestores de RH já no primeiro encontro mostra o diferencial do projeto:
“O Evoluir nasceu para ser uma ponte entre empresas e instituições de ensino, trazendo soluções práticas para os negócios e para a vida das pessoas. A grande força dessa iniciativa é a conexão com os gestores de RH, que terão papel fundamental em identificar demandas e multiplicar conhecimento dentro das organizações”, explica Wilson.
A analista de RH Sênior do grupo Seletiva Resíduos Industriais, Elaine Cristina Panizza Silva, acompanhou a apresentação do projeto e destacou o impacto positivo de incluir a educação financeira no ambiente empresarial.
“É muito importante para os nossos colaboradores saberem lidar com a remuneração que eles têm, não entrar em um endividamento, pois isso também acarreta a baixa produtividade deles e podem ter a saúde mental afetada”, declara.
O diretor do Nead ainda explica que junto ao programa, há possibilidade de convênios para fornecer bolsas e condições especiais para esses colaboradores estudarem na universidade.
Outras ações do Evoluir devem ser colocadas em prática nos próximos meses, sempre em parceria com instituições de ensino. Para o Grupo Lidera, o projeto é um movimento contínuo que busca fortalecer empresas, pessoas e o desenvolvimento econômico de toda a região.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste