CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Seminário em Prudente debate agricultura digital


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Como um caminho para superar os desafios de aumento da produtividade de modo sustentável, projeto temático de caráter interinstitucional e internacional envolve cerca de 40 pesquisadores em mais um debate público sobre agricultura digital.

As discussões centradas no projeto Harpia (Sensoriamento Remoto de Alta Resolução para a Agricultura Digital) aconteceram nesta quinta-feira (28), no anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente.

O Harpia estuda a utilização de dados e imagens para desenvolver sistemas físicos, técnicas e software a serem utilizados em processamento e análise de dados sobre pragas, doenças, deficiência nutricional e predição de produtividade.

O estudo tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com a coordenação do professor Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp.

A parceria com a Unoeste tem na linha de frente o Dr. Fábio Fernando de Araújo, professor pesquisador vinculado aos cursos de graduação presencial e EAD e ao Programa de Pós-graduação em Agronomia: mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A palestra do Dr. Fábio foi iniciada com enaltecimento aos parceiros, especialmente ao Dr. Tommaselli, destacando o envolvimento da Unoeste com a graduação (iniciação científica) e pós-graduação, agradecendo o fomento à pesquisa pela Fapesp

Lavoura-Pecuária

O conteúdo exposto foi sobre dois sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Um com soja e pasto, com a matéria orgânica animal. Outro, com pousio: descanso da terra entre uma lavoura e outra. 

Ao associar tais sistemas com as questões tecnológicas, apresentou resultados de estudos em busca de soluções para problemas que afetam a produtividade, com foco nos índices de qualidade do solo e nematoides.

O 3º Seminário de Progresso Harpia, com o tema sobre ILP, também envolveu a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No plano internacional, os envolvimentos foram do L´Institut Agro, da França; a Purdue University, dos Estados Unidos; Finnish Geospatial Research Institute (FGI/NLS), da Finlândia; e Politecnico di Torino, da Itália. 

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem