Unoeste aborda metodologia Fishbowl em oficina
Em ritmo de retorno às aulas, a Unoeste em Jaú promoveu um treinamento voltado a todos os professores da universidade, a fim de aprimorar as discussões debatidas em sala de aula e o processo de aprendizagem dos alunos.
A atividade, conduzida pelo professor doutor José Oliveira da Costa Filho, coordenador do curso de Medicina, integrou o calendário da 6ª Semana de Formação Docente e abordou a Metodologia Ativa Fishbowl com 23 docentes.
O modelo Fishbowl é uma estratégia de ensino que favorece a participação ativa dos estudantes, promovendo debates e reflexões em grupo. O encontro foi realizado em formato de oficina, proporcionando aos professores a oportunidade de vivenciar na prática a dinâmica da metodologia.
“O treinamento com metodologias é importante no sentido de ter um docente com um arsenal de ferramentas que funcionam com os estudantes do ensino superior. Hoje, eles têm a característica de serem atraídos por estratégias ativas de aprendizagem, onde ele mesmo participa e constrói seu aprendizado”, comenta o professor.
Nessa abordagem, um círculo interno de participantes discute o tema proposto enquanto o círculo externo observa, podendo intervir em momentos estratégicos, o que estimula a escuta ativa.
Para o Dr. José, essa é uma técnica que incentiva a participação dos estudantes, além de auxiliar os docentes no planejamento e na condução de aulas mais dinâmicas e participativas.