Unoeste promove inclusão com Curso de Libras
Inscrições estão abertas e a previsão de início é em 25 de setembro

A Unoeste está com inscrições abertas para o novo Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que terá início no dia 25 de setembro e carga horária total de 60 horas. O curso busca apresentar a estrutura e o funcionamento da Libras, proporcionando o aprendizado de sinais, expressões e recursos linguísticos que facilitam a comunicação no dia a dia.
Com uma abordagem acessível, o curso oferecerá aos participantes uma introdução à Libras, e qualquer pessoa com 16 anos ou mais interessada na área pode se matricular.
“O curso foi planejado com foco na acessibilidade e na valorização da diversidade linguística. Pensamos em uma proposta introdutória à Libras que fosse acolhedora, prática e conectada com o cotidiano das pessoas. O conteúdo foi estruturado para desenvolver desde os fundamentos da língua até aspectos culturais e sociais da comunidade surda”, comenta o professor Ricardo Kutschinsky Bastos, coordenador do curso.
Para Ricardo, aprender Libras amplia a empatia e o olhar para a diversidade humana. “Muitas vezes temos surdos próximos e não sabemos como interagir. Com o conhecimento básico, já é possível estabelecer uma comunicação acolhedora. No campo profissional, esse diferencial é cada vez mais valorizado, especialmente em áreas como educação, saúde, atendimento ao público, recursos humanos e serviço social”.
O principal objetivo do curso é possibilitar que os participantes desenvolvam competências básicas em Libras, de forma a promover a comunicação inicial com pessoas surdas. Além disso, Ricardo comenta que deseja sensibilizar os alunos quanto à importância da inclusão e da valorização da comunidade surda, incentivando o respeito às diferenças e ampliando os horizontes sociais, educacionais e profissionais dos participantes.
“Minha expectativa é que o curso seja uma experiência transformadora para todos os envolvidos. Espero que os alunos se encantem com a Libras, com a riqueza da cultura surda e com o poder da comunicação inclusiva. Mais do que aprender sinais, quero que os participantes saiam do curso com uma nova perspectiva sobre acessibilidade”, finaliza Ricardo.
Serviço
As aulas serão realizadas uma vez por semana no campus da Unoeste em Jaú, das 19h às 22h. Todas as informações estão na página do Curso de Libras.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste