Vivência internacional é compartilhada em evento
Em contribuição interinstitucional e de caráter internacional, doutorando em educação na Unoeste e inserido na Rede de Estudos Globais da Juventude, Rafael dos Santos Reis contribuiu com evento de projeto de extensão que envolve diferentes campi da Unesp.
O projeto Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias (Gecet), voltado para a participação feminina nestas áreas, articula ações de enfrentamento às desigualdades de gênero, étnico-raciais e de sexualidades, além de estimular a pluralidade de ideias.
Na colaboração com o projeto, Rafael ministrou no sábado (23) a palestra on-line “Entre línguas, telas e gêneros: considerações a partir de experiências da África Lusófona”, com dados de experiências de intercâmbio em Portugal, em 2024.
Igualdade de gênero
Pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), atuou no Laboratório de Educação a Distância e e-Learning da Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Lá esteve como pesquisador convidado e integrou o projeto Digender2Palop, voltado a desenvolver competências digitais em escolas de países africanos lusófonos (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau), para promover igualdade de gênero.
O trabalho resultou no artigo científico “Percepções de professores de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, na África Lusófona, sobre igualdade de gênero e tecnologias digitais”; do qual Rafael é coautor.
Ampla participação
O evento contou com a participação de professores e alunos de diferentes instituições, entre as quais os campi da Unesp em Presidente Prudente, Rosana e São José do Rio Preto; e a Unoeste, por meio de alguns representantes.
O núcleo de Rio Preto tem a coordenação da professora Dra. Rogéria Cristiane Gratão de Souza, pesquisadora vinculada ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), nome do campus riopretense da Unesp.
Na Unoeste, o bolsista Capes Rafael Reis é orientado pela professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGA), coordenado pela Dra. Elisa Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.