Alunos fazem visita em usina nuclear e na história
Alunos das engenharias Química, Mecânica, Mecatrônica e Civil; da Arquitetura e Urbanismo e de Administração realizaram visita técnica e cultural na Usina Nuclear de Angra II, em Angra dos Reis; na cidade histórica de Paraty; e no Projeto Tamar, em Ubatuba.
A professora coordenadora do curso de Engenharia Química, Dra. Patrícia Alexandra Antunes comenta que a visita técnica e cultural foi uma experiência ímpar vivenciada pelos estudantes.
“Conhecer uma Usina Nuclear e seu funcionamento é algo grandioso, traz o conhecimento técnico de uma fonte de energia limpa, a gestão da operação e segurança da usina”, pontua.
“A cidade de Paraty é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2019, sendo o 1º sítio misto do Brasil e América Latina, por sua importância cultural e natural. Um privilégio conhecer um lugar como esse, cheio de histórias e arquitetura toda colonial”, diz.
Conta que visita o Projeto Tamar também foi impactante, “pois não temos noção sobre os impactos ambientais que geramos e até onde as consequências deles podem chegar; neste caso, nas tartarugas”.
Memórias inesquecíveis
A Dra. Patrícia comenta também que “visitas técnicas e culturais como essa são importantes, pois traz vivências, aquisição de conhecimento e memórias inesquecíveis de um período tão importante para os estudantes”.
A visita contou com o apoio da Pró-reitoria Acadêmnica (ProAcad) e teve a importante contribuição da estudante de Engenharia Química, Isabela Rufino da Costa que fez contato com a Usina para o agendamento e para que a visita desse certo.
Ao todo foram 13 estudantes e a professora. Na Usina, a recepção foi no Observatório, onde receberam informações sobre o funcionamento, a geração de energia nuclear, fontes de energia, capacidade instalada e todo o histórico das usinas nucleares no país.
Conheceram cada fase da usina: captação e devolução das águas, turbina de produção de energia elétrica, centro de controle e sala de "crise" e sala de simulação, onde os operadores são treinados por meio de simulações cotidianos e até situações de crise.
Em Paraty, andaram pelas ruas e conheceram o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade; além de passeio de barco em algumas ilhas. Em Ubatuba, no Projeto Tamar, aprenderam sobre impacto da poluição dos mares na vida e sobrevivência das tartarugas.