Unoeste Transforma é recebido como estímulo ao conhecimento
Em mais uma edição programa comunitário de prevenção à saúde e outros serviços em Rinópolis envolve jovens aprendizes

Pelo 2º ano consecutivo o programa Unoeste Transforma foi realizado em Rinópolis, com crescimento de 16,6% nos atendimentos pelos vários serviços prestados e apresentando como novidade a participação da Associação Jovem Aprendiz (AJA).
Neste ano, foram 1,4 mil atendimentos. No ano passado: 1,2 mil. Para a prefeita Graziela Tomé, além da prevenção à saúde e outros serviços, o evento comunitário teve impacto no estímulo ao conhecimento, levando os jovens a pensar no ensino superior.
Realizado durante a manhã de sábado (30) na Escola Municipal de Ensino Infantil Professor José Walther Verzola, no centro da cidade, o Unoeste Transforma foi aberto com apresentações culturais em uma das pistas da avenida Rinópolis.
A Banda Municipal de Rinópolis, com a gerência de Hélio Sandro Ferreira, abriu as apresentações. Na sequência, se apresentou o grupo da melhor idade de Bem com a Vida; e por fim o Grupo Águia - Semeando Capoeira, do contramestre Sequinho.
Na condição de vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Vagner Aparecido da Costa – o mestre Sequinho – destacou a importância do evento. Também esteve presente Gustavo Camargo, gestor municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
Impacto do Unoeste Transforma
Profissional da área da saúde, formada em psicologia, a prefeitura Graziela Tomé disse que a o Unoeste Transforma impacta em todas as áreas, com destaque para o conhecimento e a integração dos jovens com estudantes universitários.
“Vejo como sendo da maior importância essa relação para despertar o interesse e estimular a busca pelo ensino superior. É muito rica a estrutura que a Unoeste traz para Rinópolis, oportunizando inclusive a interação com os projetos que temos”, pontuou.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi agradeceu a parceria e disse, publicamente, que a Unoeste está de portas abertas para Rinópolis.
Também destacou a parceria da Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente (Acipp), representada pela superintendente Maria Eugênia Leandro e que ofertou brindes para sorteio aos pais participantes.
O vereador Rafael Picolo destacou a importância dos serviços prestados pelo Unoeste Transforma, por meio de alunos de diferentes cursos, orientados e acompanhados por professores. Também esteve presente o vereador Lucas Santiago.
Premiação e entrega de quadro
Na abertura houve a premiação com troféus e medalhas às crianças participantes do concurso de desenhos “Este é o meu lugar”, realizado em conjunto com a escola pelo programa Unoeste + Cultura, pelo qual responde o professor Josué Pantaleão.
Houve a entrega de quadro para a Prefeitura, produzido pelo professor – na condição de artista plástico – em alusão à atual edição do programa Unoeste Transforma – Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Além de Gustavo Camargo, esteve junto com a prefeita, no recebimento do quadro, a diretora do Departamento de Promoção Social, Maria Aparecida Rapaci Perbeline, mais conhecida como Nenê. Rinópolis também envolveu no evento o Coletivo Natividade.
Os serviços do Unoeste Transforma foram prestados, na área de saúde e bem-estar, pelos seguintes cursos: Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Medicina Psicologia e Estética e Cosmética.
Outros serviços foram pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Química, Engenharia Química, Agronomia, Pedagogia e Ciências Biológicas. Alguns destes cursos são ofertados presencialmente e a distância.
Envolvimento da pós-graduação
Algumas peças do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) foram expostas à visitação pública. Pelos projetos “Horta na escola: cultivando saberes e sabores” e “Agricultura Sustentável – nutrindo conhecimentos” foi implanta a horta escolar.
Realização em envolvimento com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e Cultura. A implantação da horta contempla parte dos estudos da professora Aline Bezerra da Silva em seu doutorado em Educação na Unoeste.
O Programa de Pós-graduação em Educação da Unoeste (PPGE) tem entre seu corpo docente a rinopolense professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, que também esteve presente como coordenadora dos cursos de Pedagogia.
O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre) esteve presente com a sua coordenadora Dra. Maíra Rodrigues Uliana que também leciona na graduação em Engenharia Química.
Dentre os serviços prestados na área da saúde e bem estar estiveram os de acuidade visual, teste do espectro autista, saúde bucal, massagem e limpeza facial, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e teste de glicemia.
Em meio aos demais serviços, estiveram distribuição de mudas de árvores, implantação da horta, fabricação de sabão com óleo comestível usado, orientações contábeis, jogos de memória e modelagem de arquitetura em papel.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste