Livros on-line
Gestão Hospitalar- Presencial e EADA Evolução da Gestão de Recursos Humanos
Este trabalho consiste em fazer uma análise ao desenvolvimento e as estratégias definidas pela Gestão de Recursos Humanos nas empresas durante o século XX e XXI até aos dias de hoje. Numa primeira fase é feita uma breve abordagem ao Grupo Saint-Gobain, Grupo que está presente em Portugal, de onde se destaca a empresa Saint-Gobain Mondego/ Verallia Portugal, situada no lugar de Fontela, freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz.
Alimentação e Nutrição: Fundamentos para a prática em saúde coletiva
Uma questão fundamental e decisiva na saúde das populações humanas no mundo contemporâneo é a da alimentação e nutrição. Ela é complexa, por ser o resultado de acúmulos sociais e culturais, questões econômicas e ambientais, entre muitas outras. Para cobrir o campo da alimentação e nutrição, nas suas dimensões de formulação de políticas e exercício de práticas, o livro se organiza em sete capítulos, que abordam reflexões sobre a complexidade da alimentação à educação alimentar e nutricional como componentes da promoção da saúde. Dada a importância da Atenção Básica, hoje bem representada no Brasil pela Estratégia de Saúde da Família, os capítulos vão discutir ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica, embasadas no diagnóstico nutricional coletivo e na epidemiologia nutricional.
Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais
A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Avanços das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência
Participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação são temas inerentes aos direitos humanos e representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. Pessoas com deficiência são facetas desse mosaico de diferenças humanas, e apresentam particularidades, incongruências, fraquezas e fortalezas, como qualquer outra pessoa.
Causos de RH
As histórias mais engraçadas, divertidas, dramáticas e emocionantes da Comunidade de Recursos Humanos emocionantes da Comunidade de Recursos Humanos.
Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea
O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.
Comunicação Interna e Cultura Organizacional
Este livro, que agora apresentamos em sua segunda edição revista, atualizada e ampliada, nasceu da convicção de que a comunicação organizacional constitui elemento vital para a construção de um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, contribui para aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da organização.
Condutas de Boas Práticas e Integridade em Pesquisa Científica
A pesquisa científica é uma atividade de valores como grandeza, responsabilidade, comprometimento e desprendimento. Esta obra tem o objetivo de divulgar os valores e as diretrizes relacionados à integridade em pesquisa científica, elencar e comentar as boas e más práticas em pesquisa científica, para que todos possam se orientar, aplicando as primeiras e identificando e evitando as segundas.
Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestão Pública
O primeiro objetivo deste trabalho consiste em sistematizar e democratizar experiências de tratamento de conflitos e o desenvolvimento das relações de trabalho no setor público, em uma perspectiva de qualificação dos serviços prestados à população. Foram processos introduzidos a partir de 1988, por intermédio da instituição de sistemas de negociação e de gestões participativas, dos quais pude participar diretamente, sempre na condição de convidado. O segundo objetivo é contribuir para a implantação prática de projetos dessa natureza, especialmente na área da Seguridade Social, razão pela qual o trabalho assume certa forma didática e não se propõe a aprofundar, no plano teórico, os temas tratados.
Gestão da Qualidade
Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG-Inhumas e a Universidade Federal de Santa Maria para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – Rede e-Tec Brasil.
Gestão de Recursos Humanos: Para gestores municipais de serviços de saúde
Este manual para gestores municipais de serviço de saúde foi elaborado com a finalidade de servir como ferramenta para a modernização das práticas administrativas e gerenciais do SUS, em especial para municípios. Redigido por profissionais experientes, foi posteriormente avaliado em programas de treinamento oferecidos pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
Gestão do Novo Líder
A obra focaliza dois aspectos cruciais para uma adequada gestão da liderança: (1) Habilidade nas Relações Humanas organizacionais e (2) Capacidade de Gerenciamento; unificando psicologia e administração em razão das demandas contemporâneas na gestão de pessoas. Aprofundamento na percepção e na forma de se relacionar com o ser humano, aliado à habilidade de cobrança, monitoramento, cuja meta e atrair melhores resultados da equipe.
Gestão, Mediação e Uso da Informação
O livro "Gestão, Mediação e Uso da Informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes. Os capítulos do livro são relacionados aos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos tanto em âmbito de doutorado quanto em de mestrado e refletem as competências em pesquisa dos autores envolvidos.
Guia para o Controle da Hanseníase
Este Guia para o Controle da Hanseníase integra a série de Cadernos de Atenção Básica e é dirigido particularmente aos profissionais que compõem as equipes de saúde da família. Aqui está o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aperfeiçoar as medidas voltadas à integração e à efetividade das ações de controle da doença na rede básica de saúde. Contempla também os mais importantes e atualizados conhecimentos para a abordagem do paciente, configurando, portanto, instrumento relevante para o atendimento adequado e resolutivo.
Hanseníase: Cuidados para evitar complicações
Esse manual é para você que está em tratamento de hanseníase. Ele foi preparado com ajuda de pacientes para explicar melhor as respostas ás perguntas que todos querem fazer
Manual de Cuidados Paliativos
O programa é uma ferramenta de política pública de saúde, financiada com recursos de isenção fiscal concedida para hospitais filantrópicos com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde, como é o caso do SírioLibanês. Dessa forma, o programa permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde, enquadrados em áreas específicas, por conta do uso otimizado de sua capacidade técnica e conhecimento.
Manual do Gestor Hospitalar
Esta obra tem como principal objetivo ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento do gestor hospitalar, considerando que a própria atividade sofreu mudanças e é, por si só, geradora de novas transformações no setor saúde. A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) apresenta aos gestores hospitalares este “Manual do Gestor Hospitalar”, que certamente é um compêndio das melhores práticas e fundamentações desse âmbito, de grande aproveitamento para os atuais e futuros gestores. A partir deste material, esperamos contribuir para a orientação, a fim de conduzir um processo decisório mais efetivo e que ocasione um melhor desempenho dos hospitais gerenciados pelos leitores.
O Farmacêutico na Assistência Farmacêutica do SUS: diretrizes para ação
Esta publicação do Conselho Federal de Farmácia não tem a pretensão de ser um guia prático de assistência farmacêutica, mas apresenta dados relevantes sobre o tema, identifica problemas e sugere soluções para otimizar a atuação do farmacêutico no âmbito do SUS, até porque foi elaborada pelos integrantes de seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, todos com reconhecida e destacada atuação nesse importante segmento da profissão farmacêutica. A saúde da população é o resultado a ser alcançado e o farmacêutico tem muito a contribuir para isso.
O Uso da Via Subcutânea em Geriatria e Cuidados Paliativos: Um guia da SBGG e da ANCP para profissionais
Este guia nasceu da inquietação de um grupo multidisciplinar de profissionais dedicados a cuidar de pessoas com doenças incuráveis que ameaçam a continuidade da vida em serviços de Geriatria e de Cuidados Paliativos de todo o país. Seu objetivo é divulgar o uso da via subcutânea para desfazer preconceitos e orientar uma prática coerente baseada em evidências. A organização do material baseou-se em extensa revisão bibliográfica e no compartilhamento das rotinas dos especialistas consultados. Esperamos que o guia solidifique essa prática e conscientize os profissionais da saúde sobre a importância da via subcutânea.
Prevenção de Doenças Negligenciadas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) um conjunto de doenças que persistem no mundo apesar de existirem ferramentas para a sua prevenção e controle, mas que permanecem coexistindo como problema de saúde pública em populações mais vulneráveis que vivem em locais com baixos indicadores de condições socioeconômicas, dificuldades de acesso à água e de saneamento básico, precárias condições de moradias, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, além de aspectos geográficos, linguísticos e culturais que dificultam a atenção à saúde destas populações. Essas doenças se assemelham na dificuldade de enfrentamento e na necessidade de uma resposta integrada entre os diversos setores da sociedade com atuação nas ações de prevenção e controle.
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase
Para além de estabelecer os critérios para diagnóstico e tratamento de indivíduos acometidos pela hanseníase, este protocolo tem como um dos principais objetivos a promoção da efetiva descentralização do cuidado em hanseníase para a Atenção Primária à Saúde (APS). Dessa forma, o presente Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hanseníase visa definir os critérios de diagnóstico, os tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, a abordagem psicossocial para o enfrentamento ao estigma e discriminação, a avaliação de contatos, o acompanhamento e monitoramento para pacientes acometidos pela doença e os mecanismos de gestão e controle da endemia, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Recursos Críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988)
Um livro valioso, que analisa com clareza o papel fundamental dos recursos humanos para a saúde e o desenvolvimento, bem como o contexto e o impacto da reforma sanitária e a relação entre as iniciativas internacionais, nacionais e locais em prol da mudança dos serviços de saúde. Além de examinar os antecedentes e os principais atores da área de recursos humanos e explicar com detalhes as negociações que visavam transformar em prioridade nacional a formação de recursos humanos e a distribuição dos trabalhadores de saúde no território, Recursos Críticos está apoiado em uma sólida pesquisa bibliográfica, testemunhos fascinantes e análise original, que fazem da obra uma contribuição significativa no campo da memória da saúde pública e uma ferramenta indicativa de perspectivas de futuro para trabalhadores na área da saúde. É uma pesquisa histórica de grande qualidade, voltada para a análise da cooperação Opas-Brasil, e um incentivo à realização de novos estudos sobre as interfaces entre a atuação de agências internacionais e os interesses nacionais, partindo do conceito de arenas ou espaços de negociação.
Recursos Humanos em Saúde no Mercosul
Primeiro esforço coletivo de especialistas, tratando em profundidade da questão dos recursos humanos em saúde na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O livro aborda o processo de integração e reflete sobre a situação do campo dos recursos humanos desses países, com enfoque para a formação, o exercício profissional e o mercado de trabalho - cruzando e analisando dados, comparando-os -, na busca do estabelecimento de um panorama real. Traz, ainda, o Tratado para a Constituição de um Mercado Comum (o Tratado de Assunção) e o Regulamento da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
Sistematizando Práticas para Administrar
A obra “Sistematizando Práticas para Administrar”, publicada pela Atena Editora, compreende um conjunto de oito capítulos que abordam diversas temáticas inerentes ao campo da administração, promovendo o debate sobre práticas, estratégias, ações, mecanismos e processos focados na gestão organizacional. Dessa forma, esta obra é dedicada àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e percepções sobre administração das organizações, com foco na sistematização de práticas de gestão, por meio de um arcabouço teórico especializado. Ainda, ressalta-se que este livro agrega à área da administração à medida em que reúne um material rico e diversificado, proporcionando a ampliação do debate sobre diversos temas e conduzindo gestores, empreendedores, técnicos e pesquisadores ao delineamento de novas estratégias e práticas de gestão.
Tecnologia e Gestão Pública Municipal: Mensuração da interação com a sociedade
Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.